Skip to content

Tudo o que você precisa saber sobre o visto L1-A

Esse tipo de visto é comumente utilizado por empresas internacionais que têm a intenção de transferir executivos e gerentes para trabalhar em suas subsidiárias, filiais ou afiliadas nos Estados Unidos. O visto L1-A é vantajoso para empresas que buscam expandir suas operações em solo americano, além de ser uma das poucas opções de vistos temporários que podem levar à conseguir o Green Card. 

Então se você tem interesse nesse assunto e acredita que pode ser beneficiado pelo visto L1-A acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber sobre ele, desde os requisitos iniciais, até a importância de ter um acompanhamento profissional nesse processo. 

O que é o visto L1-A?

Vamos começar pela definição desse tipo de visto. O visto L-1A faz parte da categoria de vistos L-1, que são destinados especificamente para executivos e gerentes. 

A principal função desse visto é permitir que empresas estrangeiras transfiram funcionários em cargos de alto nível para gerenciar suas operações nos EUA. Então, ele é adequado tanto para empresas já estabelecidas no país quanto para aquelas que estão criando uma nova filial ou subsidiária.

Diferente do visto L-1B, que se destina a trabalhadores com conhecimento especializado, o L-1A se concentra em cargos de liderança. Nesse caso, o solicitante deve ocupar uma posição de gerente ou executivo, tendo uma função que envolve a tomada de decisões estratégicas e a supervisão de operações essenciais da empresa.

Quais são os requisitos para a obtenção do visto L1-A?

Agora que você já sabe qual é esse tipo de visto e para quem ele é indicado, vamos aos requisitos para solicitação do L1-A: 

– Relação Empresarial: a empresa estrangeira deve manter uma relação formal com a empresa nos EUA, seja como subsidiária, filial ou afiliada. Essa relação deve ser documentada e comprovada na apresentação da petição ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA).

– Qualificação do Funcionário: O solicitante deve ter trabalhado como executivo ou gerente na empresa estrangeira por pelo menos 1 ano, nos 3 anos anteriores à solicitação do visto. Além disso, ele deve ser transferido para uma função semelhante nos EUA.

– Nova Empresa: Se a empresa americana estiver sendo recém-criada, será necessário apresentar um plano de negócios detalhado, demonstrando viabilidade e potencial de crescimento. O USCIS avalia se a empresa terá condições de manter o solicitante em um cargo de liderança.

E como funciona o processo de solicitação do visto L1-A?

Para a solicitação do L1-A existem algumas etapas que precisam ser cumpridas, esse processo começa com a ação da empresa americana, que apresentará uma petição ao USCIS, anexada a documentação necessária. 

Ou seja, todos os documentos que possam comprovar o vínculo empresarial, a função do empregado, históricos e qual o plano de crescimento da empresa. Depois disso, vem a etapa da entrevista consular. O funcionário se apresentará no consulado ou embaixada para concluir esse processo com a entrevista. 

A validade do visto é diferente para empresas já estabelecidas e recém-criadas. Para o primeiro caso tem validade de 3 anos, para o segundo, de 1 ano. Finalizado esse prazo a empresa poderá solicitar mais tempo, chegando ao limite de 7 anos. 

Embora o visto L-1A ofereça diversos benefícios, o processo de solicitação pode ser complexo e envolve muitos detalhes técnicos. Contratar um advogado especializado em imigração empresarial pode fazer a diferença entre o sucesso e a rejeição da aplicação.

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para info@bracklaw.com. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

Veja também:

O que fazer em caso de detenção? Veja algumas dicas!
Caso você esteja em situação irregular nos EUA, saiba que a detenção é uma possibilidade concreta. Com a rígida política de imigração do atual governo, milhões de imigrantes convivem com a incerteza sobre o futuro. 
Imigração e fiança: algo mudou nos últimos meses?
A imigração nos EUA ganhou mais um tema de destaque recentemente: a questão envolvendo a fiança para imigrantes detidos. Esse assunto vem gerando debates intensos.
Entenda o que é o Real ID nos EUA
O Real ID é uma forma padronizada de documento de identificação criada pelo governo dos EUA por meio de uma lei de 2005. Na prática, essa legislação surgiu como uma medida de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001.