Skip to content

Tudo o que você precisa saber sobre o visto L1-A

Esse tipo de visto é comumente utilizado por empresas internacionais que têm a intenção de transferir executivos e gerentes para trabalhar em suas subsidiárias, filiais ou afiliadas nos Estados Unidos. O visto L1-A é vantajoso para empresas que buscam expandir suas operações em solo americano, além de ser uma das poucas opções de vistos temporários que podem levar à conseguir o Green Card. 

Então se você tem interesse nesse assunto e acredita que pode ser beneficiado pelo visto L1-A acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber sobre ele, desde os requisitos iniciais, até a importância de ter um acompanhamento profissional nesse processo. 

O que é o visto L1-A?

Vamos começar pela definição desse tipo de visto. O visto L-1A faz parte da categoria de vistos L-1, que são destinados especificamente para executivos e gerentes. 

A principal função desse visto é permitir que empresas estrangeiras transfiram funcionários em cargos de alto nível para gerenciar suas operações nos EUA. Então, ele é adequado tanto para empresas já estabelecidas no país quanto para aquelas que estão criando uma nova filial ou subsidiária.

Diferente do visto L-1B, que se destina a trabalhadores com conhecimento especializado, o L-1A se concentra em cargos de liderança. Nesse caso, o solicitante deve ocupar uma posição de gerente ou executivo, tendo uma função que envolve a tomada de decisões estratégicas e a supervisão de operações essenciais da empresa.

Quais são os requisitos para a obtenção do visto L1-A?

Agora que você já sabe qual é esse tipo de visto e para quem ele é indicado, vamos aos requisitos para solicitação do L1-A: 

– Relação Empresarial: a empresa estrangeira deve manter uma relação formal com a empresa nos EUA, seja como subsidiária, filial ou afiliada. Essa relação deve ser documentada e comprovada na apresentação da petição ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA).

– Qualificação do Funcionário: O solicitante deve ter trabalhado como executivo ou gerente na empresa estrangeira por pelo menos 1 ano, nos 3 anos anteriores à solicitação do visto. Além disso, ele deve ser transferido para uma função semelhante nos EUA.

– Nova Empresa: Se a empresa americana estiver sendo recém-criada, será necessário apresentar um plano de negócios detalhado, demonstrando viabilidade e potencial de crescimento. O USCIS avalia se a empresa terá condições de manter o solicitante em um cargo de liderança.

E como funciona o processo de solicitação do visto L1-A?

Para a solicitação do L1-A existem algumas etapas que precisam ser cumpridas, esse processo começa com a ação da empresa americana, que apresentará uma petição ao USCIS, anexada a documentação necessária. 

Ou seja, todos os documentos que possam comprovar o vínculo empresarial, a função do empregado, históricos e qual o plano de crescimento da empresa. Depois disso, vem a etapa da entrevista consular. O funcionário se apresentará no consulado ou embaixada para concluir esse processo com a entrevista. 

A validade do visto é diferente para empresas já estabelecidas e recém-criadas. Para o primeiro caso tem validade de 3 anos, para o segundo, de 1 ano. Finalizado esse prazo a empresa poderá solicitar mais tempo, chegando ao limite de 7 anos. 

Embora o visto L-1A ofereça diversos benefícios, o processo de solicitação pode ser complexo e envolve muitos detalhes técnicos. Contratar um advogado especializado em imigração empresarial pode fazer a diferença entre o sucesso e a rejeição da aplicação.

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

Veja também:

Sponsor: saiba o que é e a importância nos processos de imigração
Ao imigrar para os EUA, talvez você precise de um sponsor. Já ouviu falar desse termo? Em suma, o sponsor é uma pessoa que irá assumir a responsabilidade legal e/ou financeira pelo imigrante durante o processo de imigração.
Divórcio antes da emissão do Green Card: quais as consequências?
Uma situação muito comum envolve o casamento entre um estrangeiro e um cidadão americano ou residente permanente dos EUA. Nesse caso, o indivíduo que nasceu em outro país pode solicitar o Green Card com base no casamento. Porém, o que acontece em caso de divórcio antes da emissão do Green Card? 
Veja a importância de um bom planejamento no processo de imigração
Cuidar de todos os detalhes e apostar em um bom planejamento no processo de imigração é essencial. Isso permitirá a você colher bons frutos. Além de trazer inúmeros benefícios, esse processo vai permitir a realização do sonho de morar nos EUA, sem contratempos e empecilhos. 
× Atendimento de Trânsito