O ano de 2025 marca o retorno de Donald Trump à presidência dos EUA e, consequentemente, a volta dos Republicanos ao poder. Durante a campanha, a principal pauta do partido foi a imigração nos EUA.
Dessa forma, Trump fez várias promessas, garantindo uma rigidez maior em relação aos processos imigratórios. Também prometeu ser mais duro com imigrantes ilegais e com quem deseja entrar nos EUA a partir deste ano.
Bom, 2025 chegou e muita gente está apreensiva, inclusive imigrantes legalizados. Por isso, no artigo de hoje vamos trazer um panorama inicial sobre a imigração nos EUA a partir de agora. Veja também a seguir o que muda com Trump no poder.
Mas lembre-se que este texto se refere às expectativas da imigração com Donald Trump e não se ações já confirmadas! Podemos ter surpresas positivas ou negativas ao longo dos próximos anos. Claro que, diante de qualquer mudança significativa, vamos trazer as devidas atualizações aqui no blog, combinado?
Imigração nos EUA: principais medidas esperadas
A promessa de Trump foi de endurecer as leis e dificultar a entrada de imigrantes nos EUA. Até aqui, nenhuma novidade, não é mesmo? Assim, Trump deseja identificar os imigrantes ilegais, dificultar a emissão de vistos e aumentar o número de deportações.
Mas, no primeiro mandato do magnata, curiosamente, ele deportou um número menor de imigrantes em relação aos outros governos. Por exemplo, com Biden (Democrata), os EUA registraram o número mais alto de deportações em 10 anos.
O governo de Barack Obama também deportou mais imigrantes. Deste modo, podemos concluir que muitas vezes o discurso não reflete as práticas. A pergunta que fica é a seguinte: Trump realmente vai cumprir com todas as suas promessas sobre imigração nos EUA?
De qualquer forma, levando em conta que ele pretende seguir à risca os seus planos, podemos projetar algumas situações. Confira quais são elas logo abaixo.
Reforço nas políticas imigratórias
Trump tem como prioridade exercer um controle maior sobre a imigração nos EUA. Assim, dificultar a entrada de imigrantes ilegais e endurecer as regras para a entrada legal no país. Mas isso exigirá um grande investimento, que passaria dos bilhões de dólares. O valor engloba tanto a contratação de agentes quanto a aquisição de equipamentos e aumento da infraestrutura nas fronteiras.
Então, uma política imigratória mais rígida vai exigir muito, mas muito dinheiro. Nesse sentido, conta a favor de Trump a Câmara dos Representantes dos EUA, pois os Republicanos formaram a maioria. Teoricamente, isso deve facilitar a vida do novo presidente e seus projetos para as fronteiras.
Construção do muro na fronteira
Um assunto muito polêmico é a construção do muro na fronteira com o México. Donald Trump investiu de forma pesada para criar essa barreira física na fronteira sul dos EUA. O objetivo é reduzir a entrada de imigrantes ilegais e dificultar crimes como o tráfico de drogas.
Em 2023, o governo dos EUA anunciou a ampliação do muro. E essa pode ser uma tendência para 2025. Mas, além do muro em si, Trump pretende usar tecnologias como drones e sensores para monitorar regiões mais remotas. Estes locais são os preferidas dos coiotes.
Restrição de vistos
Outra medida que pode ir a diante é a restrição de vistos por meio de um endurecimento dos critérios de concessão. Nos vistos de trabalho, por exemplo, pode haver um nível maior de exigência, incluindo comprovações de qualificações e experiência.
Aumento das deportações
Estima-se que os EUA tenham mais de 11 milhões de imigrantes ilegais. Por isso, na campanha, Trump prometeu uma deportação em massa. Para isso, ele deve mobilizar agências e funcionários do governo. Mas esse projeto enfrentará desafios, como, por exemplo, a questão orçamentária.
Assim como o maior controle das fronteiras, a deportação em massa exige altos investimentos. Por isso, inicialmente, o foco deve ser na deportação de imigrantes com antecedentes criminais.
A situação dos imigrantes legais
Nesse primeiro momento, os imigrantes em situação legal não devem se preocupar com as novas políticas de imigração nos EUA. Mesmo assim, pode haver um impacto no processo de naturalização (maior lentidão) ou no mercado de trabalho.
Só que precisamos esperar o decorrer dos próximos anos para verificar isso, pois essas mudanças não devem ser imediatas. Ou seja, 2025 promete ser um ano mais difícil para os imigrantes ilegais e não para os imigrantes devidamente regularizados.
Os desafios dos imigrantes ilegais
Já para os imigrantes sem documentação, a realidade neste ano é mais desafiadora. As políticas do governo Trump vão aumentar risco de deportações, dificultando o acesso a serviços essenciais.
Então, o futuro da imigração nos Estados Unidos dependerá da dinâmica política nos próximos anos. Trump, por sua vez, continuará buscando ações mais rígidas. Enquanto isso, a oposição democrata e os grupos de defesa dos imigrantes tentarão barrar essas medidas.
Mesmo com uma maioria Republicana no Congresso, o progresso de medidas mais extremas pode ser limitado. No entanto, o governo pode recorrer a ordens executivas para implementar suas políticas.
Ao mesmo tempo, podemos esperar uma pressão internacional, por parte de organizações e países aliados. Isso exigirá uma abordagem mais humanizada dessa questão. Obviamente essa pressão pode influenciar futuras decisões, mas não deve alterar significativamente a postura do governo.
Imigração nos EUA em 2025: conclusão
Vamos ficar atentos a questão envolvendo a imigração nos EUA em 2025. No dia sete de janeiro, por exemplo, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei para deter imigrantes ilegais condenados por roubo. Essa foi a primeira ação do ano voltada para a questão imigratória!
E, nos próximos meses, provavelmente vamos observar mais movimentos relacionados à imigração. De qualquer forma, sempre aconselhamos os imigrantes que não estão regularizados a procurar um advogado especializado em imigração.
No caso de brasileiros, o mais indicado é contar com o auxílio de profissionais brasileiros. Dessa forma, a Bracklaw pode oferecer todo o suporte necessário para você regularizar sua situação. Também atuamos em outras áreas, oferecendo assistência para imigrantes legais e para quem deseja imigrar para os EUA. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.
Veja também:
Casamento de brasileiros no exterior: esclareça suas dúvidas antes de dar o “sim”
Casar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, seja para oficializar a união em outro país, facilitar um processo de imigração ou até mesmo viver uma experiência única. Mas,
7 curiosidades sobre o ensino público dos EUA
Provavelmente você sabe que o ensino público dos EUA é bem diferente do brasileiro, não é mesmo? De forma geral, o sistema adotado pelos americanos é descentralizado, e varia de
Gold Card de Trump: o que se sabe até agora?
Nas últimas semanas, um assunto vem dando o que falar nos EUA: o Gold Card de Trump. Essa nada mais é do que mais uma promessa do novo presidente americano. De forma geral, o Gold Card, ou “cartão dourado”, seria um novo tipo de visto.
Mas esse visto seria algo diferente dos vistos tradicionais. Isso porque a ideia é que o Gold Card seja destinado exclusivamente a estrangeiros milionários que desejam migrar para os EUA.