Skip to content

Saiba quais são as maiores prioridades de deportação

Vamos iniciar este artigo com uma pergunta específica para imigrantes: você teme a deportação? Atualmente, essa é uma das maiores preocupações de estrangeiros que vivem nos EUA, sobretudo daqueles que estão em situação irregular. 

Nesse sentido, entendemos o temor e a insegurança dos imigrantes, pois lidamos com isso diariamente em nosso escritório. Além do mais, se você acompanha nossas redes sociais, principalmente o canal da Bracklaw no YouTube, sabe que esse tema é abordado quase toda semana. 

Afinal, as pessoas querem saber se correm o risco real de serem deportadas. Assim, hoje queremos mostrar quais são as prioridades de deportação. Ou seja, se você é imigrante, precisa entender que nem todos os casos são iguais.

Dessa forma, há imigrantes que podem ser deportados mais rapidamente do que outros! Então, continue a leitura e veja quais os critérios adotados pelo departamento de imigração dos EUA. 

Deportação nos EUA

Primeiro vamos entender como funciona o processo de deportação nos EUA. Nele, o governo americano remove o estrangeiro do país por violação das leis de imigração. 

Em suma, quando alguém é deportado, perde o direito de permanecer nos EUA e é obrigado a retornar ao país de origem. Ou, se for o caso, para outro país que aceite recebê-lo. Além disso, pode enfrentar restrições para voltar aos EUA no futuro, variando de alguns anos até uma proibição permanente.

Nesse sentido, entre os principais motivos de deportação, podemos citar:

  • Entrar ou permanecer nos EUA sem autorização (sem visto válido ou após vencimento do visto);
  • Cometer crimes, especialmente delitos graves;
  • Fraude em processos de imigração (casamento falso, documentos falsos, etc.);
  • Desrespeitar condições do visto (como trabalhar com visto de turista);
  • Ter ordem de deportação antiga.

Assim sendo, a deportação envolve um processo com várias etapas e não ocorre imediatamente após a prisão. O imigrante, por sua vez, tem direito de defesa e a saída definitiva dos EUA pode levar meses. 

Por fim, há ainda a deportação voluntária, onde o imigrante deixa o país por vontade própria. Se tiver interesse, clique aqui e saiba mais sobre esse tipo de deportação!

Enfim, com a deportação, o estrangeiro não tem mais base legal para permanecer nos EUA. Ainda enfrenta restrições para re-entrar no país de forma legal ou até mesmo para obter vistos para outras nações! 

Maiores prioridades de deportação nos EUA

Nem todos os imigrantes estão no “mesmo barco” quando o assunto é deportação. Existem as prioridades, onde o governo americano dá maior atenção. Elas incluem principalmente os fugitivos da Justiça criminal, englobando:

  • Pessoas com o “Red Notice” (Aviso Vermelho) da Interpol;
  • Quem está em alguma lista de terrorismo;
  • Indivíduos com ordem de prisão;
  • Imigrantes que cortaram as suas tornozeleiras.

Ou seja, pessoas com crimes ou acusações de crimes sérios são prioridade 1 do Departamento de Imigração. Podemos citar ainda como exemplo indivíduos envolvidos com tráfico de drogas, crimes violentos, intimidação de testemunha, e assim por diante. 

Se enquadram nessa lista crimes de violência doméstica e até mesmo dirigir sob influência de álcool ou outras substâncias. Nesses casos, considera-se crime de segurança. 

Diante de tudo o que falamos até agora, podemos afirmar que as maiores prioridades de deportação abrangem: 

Ameaças à segurança nacional

  • Pessoas suspeitas ou condenadas por terrorismo, espionagem ou participação em organizações criminosas internacionais;
  • Envolvimento com atividades que representem risco direto à segurança dos EUA.

Ameaças à segurança pública

  • Indivíduos condenados por crimes graves, como homicídio, estupro, tráfico de drogas ou violência doméstica;
  • Pessoas com histórico de crimes repetidos;
  • Membros de gangues ou organizações criminosas.

Ameaças à segurança de fronteira

  • Pessoas que cruzaram ilegalmente a fronteira;
  • Reincidentes em entradas irregulares ou que já tenham ordens de deportação emitidas anteriormente e não cumpridas.

Imigrantes com ordem final de remoção

  • Quem já recebeu uma ordem final de deportação de um juiz de imigração e não deixou o país voluntariamente;
  • Casos em que o indivíduo ignorou ou descumpriu decisões judiciais.

Fraudes no sistema migratório

  • Pessoas que utilizaram documentos falsos para entrar ou permanecer no país;
  • Quem cometeu fraude em pedidos de asilo, visto ou Green Card.

Mas, preste atenção: nem todos os imigrantes indocumentados são prioridade para deportação. Em muitos casos, quem não representa ameaça grave à segurança nacional, por exemplo, pode ter menor risco imediato de remoção. Mas nesse caso, a pessoa vai continuar vulnerável até não legalizar sua situação.

Informações finais

Se você está passando por algum temor de deportação ou conhece alguém que esteja, é essencial consultar um advogado especializado em imigração. 

Um profissional com experiência e com boas intenções vai analisar o seu caso, verificando todas as circunstâncias envolvidas. A partir daí, ele poderá dar um panorama mais assertivo. Assim, conseguirá explicar quais são suas alternativas e o que pode ser feito.

E, caso queira ficar por dentro de tudo o que está acontecendo nos EUA no que diz respeito à imigração, acompanhe a Bracklaw nas redes! Além dos canais convencionais, você pode baixar um aplicativo exclusivo. Lá conseguirá ter acesso a notícias e outros conteúdos sobre imigração nos EUA. 

Claro que, se precisar de um apontamento, converse com o Dr. Danilo Brack e veja como proceder nesse momento tão importante!

Veja também:

O que fazer em caso de detenção? Veja algumas dicas!
Caso você esteja em situação irregular nos EUA, saiba que a detenção é uma possibilidade concreta. Com a rígida política de imigração do atual governo, milhões de imigrantes convivem com a incerteza sobre o futuro. 
Imigração e fiança: algo mudou nos últimos meses?
A imigração nos EUA ganhou mais um tema de destaque recentemente: a questão envolvendo a fiança para imigrantes detidos. Esse assunto vem gerando debates intensos.
Entenda o que é o Real ID nos EUA
O Real ID é uma forma padronizada de documento de identificação criada pelo governo dos EUA por meio de uma lei de 2005. Na prática, essa legislação surgiu como uma medida de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001.