Um assunto recorrente nos noticiários é a respeito da deportação, mas você sabe o que é isso e porque isso ocorre? No texto de hoje mostraremos o que fazer nessa situação, os motivos que causam este processo e como evitar ser deportado dos EUA, visto que, ao contrário do que muitos imaginam, a deportação pode ocorrer por inúmeros motivos, não só pela entrada ilegal no país.
O que é deportação e quais os motivos para ser deportado?
Basicamente deportação é um processo que visa retirar do país um estrangeiro que tenha violado alguma lei em solo americano, dentre os motivos, há diversos, como os elencados na lista abaixo:
– Participar de atos criminosos
– Ser acusado de ofensas criminais que resultam em deportação
– Representar uma ameaça à segurança pública
– Entrar ilegalmente no país
– Expiração do Green Card
– Violar as condições de seus vistos
– Não ter cumprido os critérios de admissibilidade quando entrou no país ou solicitou ajuste de status
– Falhar em se registrar com as autoridades de imigração quando solicitado
– Apresentar documentos falsificados ou informações fraudulentas
– Permanecer nos EUA por mais tempo que o autorizado
Durante o processo de deportação o estrangeiro pode ser retido ou pagar a fiança, caso seja impetrada, e aguardar em liberdade a conclusão do processo, isto depende de inúmeros fatores e é analisado caso a caso. O estrangeiro pode optar por uma saída voluntária do país, observado os requisitos, como ter recursos financeiros próprios para sair do país, pagar a fiança, apresentar documento de viagem e comprovar ter caráter moral por pelo menos cinco anos antes da solicitação. Após a deportação, o estrangeiro pode ser proibido de entrar novamente no país por determinados períodos, além de enfrentar dificuldades para obtenção de um novo visto.
Como evitar ser deportado?
Para evitar passar por um processo de deportação, o estrangeiro que deseja ingressar nos EUA ou que já esteja em território americano, deve se atentar às condições impostas no momento anterior à sua entrada no país. Observar a validade dos vistos e permissões e estar sempre com os documentos atualizados, bem como o tempo de permanência definido pelo oficial de imigração no momento de ingresso ao país, verificar também as atividades as quais irá realizar no período em que estiver em solo estadunidense para que não seja surpreendido realizando atividades não autorizadas ou impróprias. Há ainda situações específicas que permitem a concessão de asilo ao estrangeiro, bem como ajuste do status do estrangeiro, como por exemplo, no caso de casamento durante o período em que esteve no país. Independente do caso, a ajuda de um advogado nessas horas é de extrema importância.
O que fazer em caso de deportação?
Estima-se que o Brasil é o oitavo colocado no ranking de países com mais estrangeiros ilegais nos EUA, batendo em 2022 o recorde no número de deportados com 4.516 brasileiros deportados dos EUA, segundo números da Polícia Federal. No mesmo ano de 2022 era estimado que cerca de 230 mil brasileiros vivem ilegalmente nos EUA segundo dados do Department of Homeland Security. Caso se encontre em uma situação que possa ter como resultado a deportação, ou mesmo esteja em processo de deportação, deve-se procurar a ajuda de um advogado para este analise a situação e defina o melhor a se fazer dependendo do caso, para isso temos uma equipe especializada nesta questão, garantindo o apoio e suporte necessário.
Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.
Baixe também o nosso aplicativo disponível para Android e iOS.