Skip to content

Ter cidadania italiana ajuda estrangeiro sem status se legalizar nos EUA?

Recentemente, a equipe de advogados brasileiros da Bracklaw recebeu um questionamento muito interessante. Uma pessoa nos perguntou o seguinte: se o indivíduo sem status nos EUA obtiver cidadania italiana, isso ajuda ele a se legalizar no país?

Assim, percebemos que essa dúvida é mais comum do que parece e, no artigo de hoje, vamos esclarecê-la. Afinal, será que a cidadania italiana facilitaria a legalização da situação do estrangeiro nos EUA? Sabendo que existem milhões de brasileiros descendentes de italianos, confira abaixo algumas considerações sobre o tema. 

Situação do imigrante ilegal nos EUA

O grande problema no cenário citado acima é a situação de ilegalidade vivida pelo imigrante. Se ele está nos EUA de forma ilegal, irá arcar com diversas consequências. Nesse caso, ter a cidadania italiana ou qualquer outra cidadania europeia não vai ajudar na legalização. 

Dessa forma, a saída mais viável seria procurar um advogado especializado em imigração. O profissional irá avaliar a situação para alterar o status do indivíduo. Assim, ele vai passar de imigrante ilegal para imigrante legal. Mas é claro que isso vai exigir um processo burocrático e cheio de detalhes.

De todo modo, o advogado vai avaliar o contexto do estrangeiro e como ele chegou nessa situação de ilegalidade. E, pode ter certeza, existem vários contextos! Por exemplo, o imigrante entrou pela fronteira com o México? Pelo cai-cai? Ou entrou legalmente com um visto, mas o documento venceu e não houve a renovação? E ainda, ele está ilegal há quanto tempo? 

A partir daí, o foco estará em regularizar a situação do imigrante. Assim, ele tendo ou não a cidadania italiana, isso não vai interferir no processo. Ressaltando: o problema está na entrada e permanência ilegal nos EUA!

Até porque isso trará consequências, já que o imigrante ilegal responderá um processo. Em suma, ele poderá ser deportado e não conseguir obter nenhum visto por um período de dez anos. Então, esse é um assunto sério e que pode complicar muito a vida do imigrante que deseja permanecer nos EUA. Assim sendo, se você estiver ilegal, procure um advogado hoje mesmo.

Consequências de estar ilegal nos EUA

Permanecer ilegal nos EUA tem consequências, tanto legais, quanto financeiras e pessoais. As principais são:

  • Risco de deportação: o imigrante ilegal pode ser detido por agentes de imigração. Eles poderão dar prosseguimento a um processo de remoção. Se isso se confirmar, o estrangeiro seria expulso do país;
  • Proibição de reentrada: quem ficou ilegal nos EUA entre 180 dias e 1 ano provavelmente será proibido de reentrar no país por 3 anos, depois de deixar os EUA voluntariamente. Mas, quem ficou ilegal por mais de 1 ano poderá ter a reentrada proibida por 10 anos;
  • Limitações a benefícios: o imigrante ilegal perderá acesso a diversos benefícios. Por exemplo, não poderá trabalhar formalmente, não conseguirá participar de programas públicos, e assim por diante;
  • Dificuldade para ajustar a situação: para regularizar a situação, talvez a pessoa precise sair dos EUA. Além disso, terá ainda outras dificuldades dependendo do caso;
  • Risco de ser explorado: quem está ilegal é alvo fácil de exploradores, que oferecem empregos informais e pagam muito mal;
  • Estresse: não podemos deixar de citar o estresse, que mexe com o psicológico do imigrante que está em situação irregular. 

Assim, permanecer ilegal nos EUA é algo muito ruim, que trará impactos por muito tempo, em vários âmbitos. De todo modo, é essencial obter uma consultoria jurídica confiável para sair dessa situação. 

Vantagens de ter a cidadania italiana ao ir para os EUA

E a cidadania italiana, o que ela interfere na situação do imigrante nos EUA? Como destacamos anteriormente, quem está ilegal não será beneficiado caso tenha cidadania italiana. Porém, como cada caso é único. Assim, apenas um advogado especializado vai conseguir analisar todas as nuances da situação para dar um panorama inicial. E isto com base em um atendimento personalizado. 

Por outro lado, quem tem cidadania italiana e pretende entrar legalmente nos EUA, terá algumas facilidades. Veja alguns exemplos:

  • Isenção de visto para entrar nos EUA como turista. Nesse caso, cidadãos italianos que desejam fazer turismo nos EUA precisam apenas do passaporte válido e uma autorização de viagem. Com isso, podem permanecer por até 90 dias em território americano. Por outro lado, isso não dá direito a trabalhar, estudar e/ou permanecer por mais tempo no país;
  • Acesso facilitado a vistos específicos, como o visto de investidor E-2, concedido a cidadãos de países que possuem tratados de comércio e navegação com os EUA. A Itália está nessa lista e, por isso, a obtenção desse tipo de visto é viável, desde que se cumpra os outros requisitos;
  • Apoio do consulado da Itália nos EUA em situações específicas;
  • Mais agilidade e flexibilidade em alguns processo imigratórios. E isso vale para qualquer cidadão da União Europeia. 

Vale destacar que a cidadania italiana não substitui, de forma alguma, a necessidade de status legal para a permanência do estrangeiro nos EUA. E também não altera o status caso a pessoa esteja ilegal, nem dá algum tipo de “imunidade” nesse sentido! 

Converse com um advogado especializado

Se a pessoa estiver ilegal nos EUA, terá que procurar um advogado para regularizar sua situação. E isso independentemente dela tenha cidadania italiana. Por isso, saiba que você pode contar com a ajuda da Bracklaw. Somos um escritório especializado em imigração e com ampla experiência no assunto. 

A Bracklaw possui uma equipe de advogados brasileiros, para dar assistência completa e personalizada para imigrantes do Brasil. Diante de qualquer situação envolvendo processos imigratórios, desde casos mais simples até os mais complexos, podemos te ajudar. Prezamos pela transparência, agilidade e boa comunicação. Então, se tiver alguma dúvida sobre esse tema ou precisa de auxílio, entre em contato conosco! 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Veja também:

Green Card perdido ou roubado: o que fazer?
Perder o Green Card ou ter o documento roubado é uma dor de cabeça enorme. Afinal de contas, ele comprova a sua situação de residente permanente nos EUA. Ao mesmo tempo, existem várias situações onde pode acontecer algo com o Green Card. E isso principalmente se você viajou para fora dos EUA.
A normalidade dos acordos pré-nupciais nos EUA
Os acordos pré-nupciais nos EUA são bastante comuns e podem ser concretizados até mesmo após o casamento. Basicamente, eles consistem em documentos redigidos por ambas as partes e necessitam de um auxílio por parte de um advogado especializado.
Casado com cidadão americano: entrei pelo cai cai, preciso esperar no Brasil para reentrar?
Hoje vamos falar de um assunto muito específico e que gera grandes dúvidas no que diz respeito à imigração. Trata-se do casamento com cidadão americano e entrada ilegal no país.
× Atendimento de Trânsito