Sabemos que o Green Card é o documento que concede residência permanente nos EUA. Nesse sentido, entre as diversas formas de obter esse documento, uma das mais comuns é por meio do patrocínio familiar.
Porém, fica a dúvida: será que é possível um imigrante solicitar o Green Card para seus irmãos? A seguir, explicaremos essa questão e mostraremos quem tem direito de aplicar o Green Card para irmãos e/ou outros familiares.
É possível pedir o Green Card para irmãos?
Temos aqui duas possíveis situações distintas. A primeira envolve imigrantes com residência permanente e a outra diz respeito aos imigrantes que se tornaram cidadãos americanos.
Assim, residentes permanentes, ou seja, titulares de Green Card, não podem patrocinar irmãos. Por outro lado, a legislação dos EUA permite que cidadãos americanos com 21 anos ou mais solicitem o Green Card para seus irmãos. E isso inclui até mesmo os meio-irmãos.
Porém, diferentemente de cônjuges, filhos menores e pais, (categoria de parentes imediatos) os irmãos entram em uma fila de espera. E isso pode resultar em prazos bastante longos.
Então, você só poderá aplicar o Green Card para irmãos caso se torne um cidadão estadunidense. Caso contrário, só poderia aplicar para cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos.
Critérios para Green Card para irmãos
Para que um cidadão americano possa solicitar o Green Card para seus irmãos, alguns critérios básicos precisam ser atendidos. Eles consistem em:
- Idade mínima de 21 anos;
- Comprovação de parentesco, sendo que irmãos adotivos também podem ser elegíveis. Mas desde que a adoção tenha ocorrido antes dos 16 anos de idade;
- Status de cidadania, pois apenas cidadãos americanos podem patrocinar irmãos. Lembre-se de que residentes permanentes não podem fazer esse pedido;
- Documentação, como, por exemplo, certidões de nascimento, documentos de adoção (se aplicável) e outros papéis que demonstrem o vínculo.
Como funciona o processo?
Você é cidadão americano e deseja entrar com o processo para solicitar o Green Card para irmãos? Então tenha em mente que precisará cumprir várias etapas. Entre as principais, podemos citar:
Petição inicial
O cidadão americano precisa preencher o formulário correto específico para o caso. Nessa fase, o objetivo é comprovar o vínculo familiar. Por isso, fique atento aos documentos exigidos, que incluem, por exemplo:
- Certidão de nascimento do cidadão dos EUA;
- Certidão de nascimento do irmão beneficiário;
- Documentos que provem que ambos compartilham ao menos um dos pais;
- Prova de cidadania americana (passaporte ou certificado de naturalização).
Aprovação da petição
Após análise do formulário, se o USCIS aprovar a petição, o caso é encaminhado para o National Visa Center (NVC). Lá o processo fica aguardando a disponibilidade de um visto na categoria F4 (irmãos de cidadãos americanos).
Tempo de espera na fila
Por ser uma categoria com limite anual de vistos, a espera pode demorar. Nesse sentido, ela varia conforme o país de origem do beneficiário. Brasileiros, por exemplo, podem enfrentar prazos de anos.
Solicitação do Green Card
Quando o visto fica disponível, o beneficiário pode solicitar o Green Card de duas formas:
- Através do consulado americano (processo consular), se estiver fora dos EUA;
- Por ajuste de status, se estiver legalmente nos EUA.
Quanto tempo demora?
O tempo de processamento desse tipo de Green Card é, sem dúvida, um dos mais longos entre os pedidos baseados em família. A razão para isso é a alta demanda e o limite anual de vistos para a categoria F4. Mas o tempo depende de inúmeros fatores e do caso em si.
É possível acelerar o processo?
Não há como acelerar o processo de Green Card para irmãos. O que você pode e deve fazer é contar com a assistência de um advogado especializado. Assim, será possível garantir o devido cumprimento de todas as etapas do processo e cumprimento de prazos.
Outra possível alternativa é a pessoa tentar outro tipo de visto ou Green Card. E isso por meio de trabalho ou casamento, por exemplo.
Principais desafios desse processo
Solicitar o Green Card para irmãos é viável, caso você seja cidadão americano. Mas há alguns desafios importantes, como tempo de espera prolongado e custos do processo.
Porém, isso está longe de ser algo inviável. Se você e o possível beneficiário cumprem com os requisitos, o ideal é planejar com antecedência. E, claro, manter acompanhamento constante do caso, especialmente através de advogados especializados em imigração.
Vale a pena aplicar para o Green Card de irmãos?
Isso depende da situação da família. Para muitos, apesar do longo prazo, iniciar o processo é vantajoso. Nesse sentido, quanto antes a petição for enviada, mais cedo o irmão poderá receber o benefício no futuro. Mesmo que o tempo pareça longo, iniciar o processo hoje pode fazer diferença significativa em alguns anos.
Além disso, ter o Green Card é um passo crucial para que o irmão possa viver e trabalhar legalmente nos EUA. Além disso, esse documento também abre caminho para a cidadania e proporciona melhores oportunidades para toda a família.
Considerações finais
Ressaltando, apenas cidadãos americanos com 21 anos ou mais podem aplicar o Green Card para irmão. Se esse for o seu caso, é recomendado iniciar o processo o quanto antes.
Planejamento, organização e acompanhamento profissional são fundamentais para aumentar as chances de sucesso e evitar atrasos adicionais.
Por isso marque hoje mesmo um apontamento com o Dr. Danilo Brack. Assim você vai saber quais são as melhores alternativas para o seu caso!