Skip to content

Saiba se é possível aplicar o Green Card para irmãos

Sabemos que o Green Card é o documento que concede residência permanente nos EUA. Nesse sentido, entre as diversas formas de obter esse documento, uma das mais comuns é por meio do patrocínio familiar.

Porém, fica a dúvida: será que é possível um imigrante solicitar o Green Card para seus irmãos? A seguir, explicaremos essa questão e mostraremos quem tem direito de aplicar o Green Card para irmãos e/ou outros familiares.

É possível pedir o Green Card para irmãos?

Temos aqui duas possíveis situações distintas. A primeira envolve imigrantes com residência permanente e a outra diz respeito aos imigrantes que se tornaram cidadãos americanos. 

Assim, residentes permanentes, ou seja, titulares de Green Card, não podem patrocinar irmãos. Por outro lado, a legislação dos EUA permite que cidadãos americanos com 21 anos ou mais solicitem o Green Card para seus irmãos. E isso inclui até mesmo os meio-irmãos. 

Porém, diferentemente de cônjuges, filhos menores e pais, (categoria de parentes imediatos) os irmãos entram em uma fila de espera. E isso pode resultar em prazos bastante longos. 

Então, você só poderá aplicar o Green Card para irmãos caso se torne um cidadão estadunidense. Caso contrário, só poderia aplicar para cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos.

Critérios para Green Card para irmãos

Para que um cidadão americano possa solicitar o Green Card para seus irmãos, alguns critérios básicos precisam ser atendidos. Eles consistem em:

  • Idade mínima de 21 anos;
  • Comprovação de parentesco, sendo que irmãos adotivos também podem ser elegíveis. Mas desde que a adoção tenha ocorrido antes dos 16 anos de idade;
  • Status de cidadania, pois apenas cidadãos americanos podem patrocinar irmãos. Lembre-se de que residentes permanentes não podem fazer esse pedido;
  • Documentação, como, por exemplo, certidões de nascimento, documentos de adoção (se aplicável) e outros papéis que demonstrem o vínculo.

Como funciona o processo?

Você é cidadão americano e deseja entrar com o processo para solicitar o Green Card para irmãos? Então tenha em mente que precisará cumprir várias etapas. Entre as principais, podemos citar:

Petição inicial 

O cidadão americano precisa preencher o formulário correto específico para o caso. Nessa fase, o objetivo é comprovar o vínculo familiar. Por isso, fique atento aos documentos exigidos, que incluem, por exemplo:

  • Certidão de nascimento do cidadão dos EUA;
  • Certidão de nascimento do irmão beneficiário;
  • Documentos que provem que ambos compartilham ao menos um dos pais;
  • Prova de cidadania americana (passaporte ou certificado de naturalização).

Aprovação da petição

Após análise do formulário, se o USCIS aprovar a petição, o caso é encaminhado para o National Visa Center (NVC). Lá o processo fica aguardando a disponibilidade de um visto na categoria F4 (irmãos de cidadãos americanos). 

Tempo de espera na fila

Por ser uma categoria com limite anual de vistos, a espera pode demorar. Nesse sentido, ela varia conforme o país de origem do beneficiário. Brasileiros, por exemplo, podem enfrentar prazos de anos. 

Solicitação do Green Card

Quando o visto fica disponível, o beneficiário pode solicitar o Green Card de duas formas:

  • Através do consulado americano (processo consular), se estiver fora dos EUA;
  • Por ajuste de status, se estiver legalmente nos EUA.

Quanto tempo demora?

O tempo de processamento desse tipo de Green Card é, sem dúvida, um dos mais longos entre os pedidos baseados em família. A razão para isso é a alta demanda e o limite anual de vistos para a categoria F4. Mas o tempo depende de inúmeros fatores e do caso em si. 

É possível acelerar o processo?

Não há como acelerar o processo de Green Card para irmãos. O que você pode e deve fazer é contar com a assistência de um advogado especializado. Assim, será possível garantir o devido cumprimento de todas as etapas do processo e cumprimento de prazos. 

Outra possível alternativa é a pessoa tentar outro tipo de visto ou Green Card. E isso por meio de trabalho ou casamento, por exemplo.

Principais desafios desse processo

Solicitar o Green Card para irmãos é viável, caso você seja cidadão americano. Mas há alguns desafios importantes, como tempo de espera prolongado e custos do processo. 

Porém, isso está longe de ser algo inviável. Se você e o possível beneficiário cumprem com os requisitos, o ideal é planejar com antecedência. E, claro, manter acompanhamento constante do caso, especialmente através de advogados especializados em imigração.

Vale a pena aplicar para o Green Card de irmãos?

Isso depende da situação da família. Para muitos, apesar do longo prazo, iniciar o processo é vantajoso. Nesse sentido, quanto antes a petição for enviada, mais cedo o irmão poderá receber o benefício no futuro. Mesmo que o tempo pareça longo, iniciar o processo hoje pode fazer diferença significativa em alguns anos.

Além disso, ter o Green Card é um passo crucial para que o irmão possa viver e trabalhar legalmente nos EUA. Além disso, esse documento também abre caminho para a cidadania e proporciona melhores oportunidades para toda a família.

Considerações finais

Ressaltando, apenas cidadãos americanos com 21 anos ou mais podem aplicar o Green Card para irmão. Se esse for o seu caso, é recomendado iniciar o processo o quanto antes. 

Planejamento, organização e acompanhamento profissional são fundamentais para aumentar as chances de sucesso e evitar atrasos adicionais.

Por isso marque hoje mesmo um apontamento com o Dr. Danilo Brack. Assim você vai saber quais são as melhores alternativas para o seu caso! 

Veja também:

O que fazer em caso de detenção? Veja algumas dicas!
Caso você esteja em situação irregular nos EUA, saiba que a detenção é uma possibilidade concreta. Com a rígida política de imigração do atual governo, milhões de imigrantes convivem com a incerteza sobre o futuro. 
Imigração e fiança: algo mudou nos últimos meses?
A imigração nos EUA ganhou mais um tema de destaque recentemente: a questão envolvendo a fiança para imigrantes detidos. Esse assunto vem gerando debates intensos.
Entenda o que é o Real ID nos EUA
O Real ID é uma forma padronizada de documento de identificação criada pelo governo dos EUA por meio de uma lei de 2005. Na prática, essa legislação surgiu como uma medida de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001.