Skip to content

Processo consular ou ajuste de status? Entenda o que é melhor para você!

Optar pela imigração já é por si só uma decisão que demanda muito de quem escolhe começar a vida em outro país. A complexidade dessa tomada de decisão implica em muitas dúvidas que podem surgir ao decorrer desse processo. 

Uma delas, é a escolha entre dois procedimentos disponíveis quando falamos de obter o Green Card, sendo eles: o ajuste de status e o processo consular. Para quem não entende muito sobre o assunto pode parecer difícil compreender qual a funcionalidade e quais os requisitos de cada um. 

Por isso, separamos para você informações que você deve considerar ao tomar essa decisão. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre esse assunto, explicando as principais vantagens e desvantagens de cada um.

O que é o ajuste de status? 

Esse procedimento, chamado ajuste de status, funciona para quando uma pessoa que já está nos Estados Unidos pode alterar seu status imigratório de temporário para residente permanente, ou seja, sem a necessidade de deixar o país.

Geralmente esse processo é usado por quem possui visto temporário, como por exemplo visto de trabalho.

A vantagem desse processo é que o imigrante não precisa deixar o país para solicitar o visto de imigrante na embaixada, ou consulado no exterior. E isso é conveniente para quem já está lá.

Mas é preciso alertar que esse processo pode não ocorrer de forma tão rápida quanto é esperada. O prazo longo para conseguir o ajuste de status pode se dar pelo grande número de solicitações e vai depender da jurisdição onde o pedido for processado. 

O que é o processo consular?

A primeira grande diferença entre o ajuste de status e o processo consular, é que o segundo é solicitado quando a pessoa que deseja obter o visto está fora dos Estados Unidos. 

Então, a solicitação de residência permanente irá acontecer perante a embaixada do país de origem ou de residência do imigrante. Esse processo geralmente é realizado por quem ainda não se mudou para os Estados Unidos, ou por quem, estando lá, não qualificou-se para o ajuste de status, sendo portanto, a única saída para solicitar o Green Card de forma legal. 

Uma vantagem do processo consular, é que diferente do ajuste de status, você consegue ter maior previsibilidade do tempo e do processo, o que também irá depender da jurisdição e da quantidade de processos. 

Quanto à elegibilidade, no caso do ajuste de status, não são todos os que moram nos Estados Unidos que podem fazer essa solicitação. Ou seja, quem entrou no país e ultrapassou o prazo de permanência, por exemplo, podem não ser elegíveis, restando ser analisado o caso concreto. 

Porque é importante contratar um advogado especializado para recorrer a esses processos?

A contratação de um advogado especializado em imigração é fundamental em diversos momentos desde o momento de solicitação desses processos. O sistema imigratório dos EUA é complexo e comporta requisitos e regras que podem te confundir, caso você não tenha a devida preparação para lidar com essas questões. E isso pode acabar prejudicando a tentativa de conseguir o Green Card, seja qual for o processo cabível. 

Por isso, contar com o auxílio de um profissional pode ser determinante para evitar erros que atrasem ou comprometam definitivamente sua solicitação. Então vamos falar sobre alguns pontos em que o advogado especializado em imigração poderá contribuir:

– Análise de elegibilidade: Um advogado pode ajudar a determinar sua elegibilidade para o ajuste de status ou o processamento consular, levando em consideração todos os aspectos de sua situação imigratória, como histórico de entradas e saídas do país, vencimento de vistos anteriores e relações familiares ou profissionais.

– Preenchimento de formulários: Os formulários de imigração são extensos e detalhados. Um pequeno erro, como informações inconsistentes ou omissões, pode resultar em atrasos ou até na negação do pedido. Um advogado pode assegurar que todos os documentos e formulários sejam preenchidos corretamente.

– Representação em entrevistas: Tanto no ajuste de status quanto no processamento consular, pode ser necessário participar de entrevistas com oficiais de imigração. A presença de um advogado ou a preparação prévia para essas entrevistas pode garantir que você esteja pronto para responder a todas as perguntas adequadamente.

– Apelações e moções de reconsideração: No caso de uma negativa, seja no ajuste de status ou no processamento consular, um advogado pode auxiliá-lo na apelação da decisão ou na apresentação de uma moção de reconsideração, maximizando suas chances de obter o resultado desejado.

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Veja também:

Fui proibido de ingressar nos EUA, o que fazer?
O sistema de imigração dos Estados Unidos está entre os sistemas mais rigorosos e burocráticos. Frequentemente, indivíduos se deparam com suspensões e proibições de entrada no país, muitas vezes sem
ADVOGADA DE IMIGRAÇÃO DEIXA CAIR A PETECA!
A Corte de Apelos do 7º Circuito negou o apelo de uma família que foi vítima de uma advogada que cometeu uma absurda má-prática.
Entenda tudo sobre os consulados e qual o seu papel
De forma ampla, um consulado nada mais é que um braço de determinado país em território estrangeiro, como exemplo do nosso texto, uma representação do Estado Brasileiro em solo americano. 
× Atendimento de Trânsito