Skip to content

Principais diferenças entre Visto, Green Card e Cidadania Americana

Neste texto temos o objetivo de esclarecer essas denominações  para você que tem interesse em visitar/morar legalmente nos EUA conforme os requisitos que preenche. 

Esses termos costumam confundir quem não lida habitualmente com essas questões e nomenclaturas, por isso é importante estar bem informado sobre quais as modalidades disponíveis para entrar legalmente nos Estados Unidos. 

Portanto, abordaremos questões referentes a três termos para você que deseja ingressar em solo americano, seja para trabalho, turismo, estudo ou até mesmo para morar de forma definitiva. Explicaremos a seguir as principais diferenças entre o visto, Green Card e cidadania americana.

O que significa ter um visto e quais as modalidades existentes?

O visto nada mais é que a autorização para entrada em determinado país, neste caso, para os Estados Unidos. São caracterizados por ser caráter temporário e específico, determinando o motivo pelo qual o estrangeiro está ingressando no país, sendo este por força de trabalho ou estudo. 

Por exemplo, cursos de curta duração ou reuniões empresariais, ou simplesmente pelo turismo. Em relação aos tipos de vistos, estes são caracterizados por códigos, como exemplo, os vistos de turismo e negócios são codificados na categoria B1/B2, para estudantes são os denominados F e M enquanto para trabalho temporário é o H. Estas são algumas das categorias mais procuradas em questões de vistos, mas existem outras caracterizações. 

O que é o Green Card? Qual a diferença?

Ao contrário do visto, que é destinado a diversas situações de caráter temporário, o Green Card, denominado Cartão de Residente Permanente (US Permanent Resident Card), é indicado a quem deseja estabelecer moradia permanente nos Estados Unidos. 

O portador do Green Card possui autorização para moradia e trabalho sem vínculo temporal. Permite aos estrangeiros acessos aos serviços públicos e posteriormente, atendendo aos requisitos, solicitar cidadania americana. Importante destacar que o Green Card pode ser expirado em caso de residentes permanentes que ficarem por mais de um ano ausentes do território estadunidense, essa expiração não é automática e depende de outros fatores. 

Em caso de dúvidas, temos o suporte necessário com profissionais especializados em imigração para te auxiliar com as informações necessárias e evitar que você perca o seu Green Card.

O que é cidadania americana e quais as formas de um estrangeiro obtê-la?

Diferente do Green Card, a cidadania americana garante um rol de direitos maiores, sendo importante para estrangeiros que desejam de fato se inserir plenamente nos Estados Unidos, possibilitando votar, concorrer a empregos no governo e viajar para outros países do mundo. 

Para isso, há alguns requisitos cruciais, como: Ter pelo menos 18 anos; saber falar, ler, escrever e entender o básico do inglês; ter conhecimento sobre a história dos EUA e estrutura do governo; fazer um juramento de lealdade aos Estados Unidos e o um dos mais importantes, ser Residente Permanente Legal nos últimos 5 (cinco) anos. 

A cidadania pode ainda ser obtida de outras formas, como por meio do casamento com um cidadão americano, desde que seja um Residente Permanente Legal por 3 (três) anos e também através do serviço militar, quando o serviço é cumprido pelo prazo de um ano. Existem outras formas de serem obtidas, não se encerrando aqui as possibilidades.

Também é importante destacar que somente a cidadania americana permite a entrada nos Estado Unidos sem pré-autorização, nos demais casos, tanto no Green Card quanto com outro tipo de visto, a entrada depende de autorização do oficial de fronteiras.

O ideal, é que você procure por uma assessoria, preferencialmente através de advogados especializados em direito de imigração, assim você consegue informações efetivas sobre qual o melhor caminho a ser seguido para entrar em solo americano, de acordo com seus objetivos.

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

Veja também:

Fui proibido de ingressar nos EUA, o que fazer?
O sistema de imigração dos Estados Unidos está entre os sistemas mais rigorosos e burocráticos. Frequentemente, indivíduos se deparam com suspensões e proibições de entrada no país, muitas vezes sem
Processo consular ou ajuste de status? Entenda o que é melhor para você!
Optar pela imigração já é por si só uma decisão que demanda muito de quem escolhe começar a vida em outro país. A complexidade dessa tomada de decisão implica em
ADVOGADA DE IMIGRAÇÃO DEIXA CAIR A PETECA!
A Corte de Apelos do 7º Circuito negou o apelo de uma família que foi vítima de uma advogada que cometeu uma absurda má-prática.
× Atendimento de Trânsito