Skip to content

Por que os empreendedores brasileiros buscam cada vez mais o visto EB-5?

Segundo algumas reportagens recentes, o visto EB-5 vem sendo cada vez mais requisitado. Este é um pedido constante de brasileiros que sonham em morar nos EUA. Com dados atualizados de 2023 e 2024, um novo cenário aparece como realidade para quem deseja mudar de vida.
E sabemos que isso é muito importante, sobretudo ao levar em conta as dificuldades que se apresentam no Brasil (em vários âmbitos). Nesse sentido, o visto EB-5 é conhecido como visto de investidor. E ele pode ser a alternativa perfeita para quem pretende investir nos EUA.
Mas, afinal, o que é o visto EB-5 e por que ele está fazendo tanto sucesso entre os brasileiros? Para responder essas e outra dúvidas a respeito desse visto e para você entender o contexto envolvido nessa situação, continue a leitura.

Visto EB-5: definição e requisitos
De forma geral, o visto EB-5 é um programa governamental criado em 1990 nos EUA. Dessa forma, o intuito era facilitar a entrada de estrangeiros que desejassem investir no país. Ele estava destinado a quem gera emprego e gira e economia norte-americana.
E aqui precisamos reforçar o contexto dessa época. Alguns segmentos da economia dos EUA sofriam com altas taxas de desemprego como, por exemplo, as áreas rurais. Assim, captar investidores de fora foi uma solução inteligente e necessária, o que permitiu a criação desse programa.
Então, na prática, o estrangeiro que investe nos EUA pode ganhar o direito de residência permanente no país. Ou seja, obter o tão sonhado Green Card. E não apenas para si, mas para o cônjuge e filhos (menores de 21 anos).
Além disso, o visto EB-5 faz parte da categoria de vistos EB, ou seja, baseados em emprego (Employment-Based). Por isso, existem ainda os vistos EB-1, EB-2, EB-3 e EB-4. Mas apenas o visto EB-5 é o de investidor e os demais possuem características diferentes.
O órgão que faz o controle e gestão desse e dos demais vistos americanos é o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, em inglês).

Por que os brasileiros querem esse visto?
Para você ter uma ideia, em 2023, o Brasil foi o sétimo país do mundo a receber mais solicitações do visto EB-5. E, até setembro de 2024, o número de pedidos para este visto aumentou 30%. Isso comparação com o mesmo período de 2023.
Dessa forma, empreendedores brasileiros de diversos segmentos estão investindo nos EUA. Estima-se que, desde 1990, mais de 53 bilhões de dólares foram investidos no país por imigrantes com o visto EB-5. E, desse total, mais de 545 milhões de dólares foram aplicados por brasileiros.
Nos últimos anos, esse volume se intensificou. Por exemplo, até 2013, o Brasil não estava nem mesmo no top 10 dos países que mais solicitavam o EB-5. Mas, de 2016 e 2023, já marcou presença de forma constante nas primeiras colocações.
Nesse sentido, o grande fator para o visto americano EB-5 ser protagonista é a economia norte-americana. Além de ser uma economia forte e resiliente, permite ganhos em dólar. Claro que há outros atrativos. Aqui, destaque para qualidade de vida e segurança e a possibilidade de ir morar nos EUA de forma permanente com toda a família.

Investimentos necessários para obter o visto EB-5
Não basta investir qualquer valor para ser elegível ao visto americano EB-5. Existem regras rígidas como, por exemplo, a obrigatoriedade de um aporte mínimo de 800 mil dólares. Além disso, há taxas e demais custos envolvidos na solicitação de um visto.
O valor mínimo a ser investido pode aumentar de acordo com a localização do projeto. E, por falar nisso, o aporte mínimo pode ser realizado apenas em projetos localizados em áreas menos favorecidas e determinadas pelo governo norte-americano.
Essas áreas são chamadas de “Área de Emprego Alvo” (TEA). Elas consistem em regiões mapeadas pelo governo e que precisam de investimentos para se desenvolverem. Por isso, caso o investidor queira investir em um local fora das áreas de emprego alvo, terá que desembolsar uma quantia maior. O mínimo, nesse caso, é 1,050 milhão de dólares.
Por fim, o investimento terá que gerar ou preservar pelo menos 10 empregos (tempo integral) a trabalhadores nos EUA. Só que existem outras nuances do visto EB-5, e falaremos sobre isso na sequência.

Considerações importantes sobre esse visto americano
Antes de encerrar, precisamos explorar outras considerações bastante interessantes sobre o visto EB-5. Por exemplo, o investimento feito pelo estrangeiro pode se dar de forma direta ou indireta, conforme as características abaixo:
Direta: nesse caso, o estrangeiro vai abrir e gerir o negócio por conta própria. Ele deve morar próximo do empreendimento, além de criar ou manter 10 empregos por pelo menos 2 anos;
Indireta: aqui, temos um cenário onde o investidor faz um aporte financeiro no negócio, não tendo que participar ativamente dele. Mesmo assim, é preciso um plano de negócio detalhado e o requisito de gerar 10 empregos continua valendo. Aliás, os empregos podem criados de forma direta ou indireta.
Diante disso, o investimento indireto pode representar um risco um pouco maior para o estrangeiro em um primeiro momento. No entanto, o sucesso ou fracasso do negócio será compartilhado entre um maior número de pessoas. E o retorno do valor investido pode variar bastante, de acordo com cada projeto.

Mas que tipos de empreendimentos podem ser viabilizados para a obtenção do visto EB-5? Nesse caso, a lista é longa e envolve negócios como:
Parcerias limitadas;
Parcerias gerais;
Negócios unipessoais;
Holdings e subsidiárias;
Corporações;
Fundos empresariais;
Sociedades de responsabilidades limitadas;
Joint Venture;
Entidades públicas ou privadas.

Outro requisito fundamental para o visto EB-5 envolve a comprovação da origem do dinheiro a ser investido!
Ficou interessado no visto EB-5?
O visto EB-5 representa uma oportunidade e tanto para empreendedores e investidores que prezam por uma qualidade de vida melhor (não apenas para si, mas para a família). Mas, para isso, todos os requisitos precisam ser cumpridos, bem como as etapas, prazos e apresentação da documentação.

Você quer saber mais sobre o visto americano EB-5, saber se é elegível e como dar início ao processo? Então conte com a assistência de um advogado especializado em imigração. A Brack Law é um escritório com experiência de mais de 10 anos nesse segmento. Temos alto índice de aprovação e que oferece um atendimento personalizado.
Analisamos caso a caso, buscando sempre as melhores soluções, conforme o perfil, objetivos e exigências de cada cliente. Nossos profissionais altamente gabaritados estão prontos para te ajudar na realização do sonho de ir viver nos EUA. Entre em contato e dê o primeiro passo para um novo mundo de possibilidades com o visto EB-5!

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para info@bracklaw.com. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

Veja também:

O que fazer em caso de detenção? Veja algumas dicas!
Caso você esteja em situação irregular nos EUA, saiba que a detenção é uma possibilidade concreta. Com a rígida política de imigração do atual governo, milhões de imigrantes convivem com a incerteza sobre o futuro. 
Imigração e fiança: algo mudou nos últimos meses?
A imigração nos EUA ganhou mais um tema de destaque recentemente: a questão envolvendo a fiança para imigrantes detidos. Esse assunto vem gerando debates intensos.
Entenda o que é o Real ID nos EUA
O Real ID é uma forma padronizada de documento de identificação criada pelo governo dos EUA por meio de uma lei de 2005. Na prática, essa legislação surgiu como uma medida de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001.