Um anúncio sobre a possibilidade de um novo plano de imigração, por Joe Biden, no dia 18 de junho causou grande alvoroço e muitas dúvidas sobre como funcionaria esse processo na prática. Ainda que não seja possível definir como ficará a questão sobre os beneficiados por esse acordo, aqui você encontrará tudo que já está disponível sobre esse assunto!
Qual foi a proposta de Joe Biden para a legalização?
Esse plano, citado pelo presidente dos Estados Unidos, seria a solução para a legalização de muitas pessoas que se encontram em situação irregular. Pessoas casadas com quem possui cidadania americana poderão ser aprovadas para solicitar o Green Card, assim como os filhos nascidos desses relacionamentos, desde que tenham menos de 21 anos.
O Green Card permitirá a residência permanente dessas pessoas também, e até ele estar ativo, essas pessoas terão autorização para trabalhar e permanecer no país por até três anos.
Além disso, também existem outras regras, como por exemplo, os beneficiários não poderão ter antecedentes criminais e também é preciso ficar atento às datas, apenas os casamentos celebrados até 17 de junho de 2024 serão contemplados pelos benefícios. Além disso, o imigrante deve estar em território americano há mais de dez anos.
Como era antes e o que mudou com esse Novo Plano?
O discurso de Joe Biden traz muitas mudanças em relação a imigrantes ilegais, e significa a mudança na vida de milhares de pessoas! Antes, quando o imigrante estivesse ilegal no Estados Unidos, era necessário deixar o país e entrar com o pedido de residência em seu país de origem.
Talvez seja um pouco complexo entender essas alterações, isso porque a lei dos Estados Unidos a respeito da imigração, já garantiu esse direito a estrangeiros casados com pessoas de cidadania americana. Mas a grande diferença é que esse direito era muito mais restrito para quem entrou no país de forma ilegal. Então, o processo era muito mais complicado, mais longo e também mais burocrático.
Com essa nova proposta, Biden busca ter uma postura um pouco mais leve frente a esse tema, conectando-se com as ideias de unidade familiar e baseando-se no discurso de fortalecimento da economia para fundamentar essa decisão.
Qual a reação do público frente a essas novidades?
Esse anúncio gerou reações controversas e causou muita polêmica. Então, é necessário esperar para observar qual será a resposta definitiva para essa proposta. Uma vez que ainda não houve publicação no registro federal, restando, no momento, incerteza a respeito do tema.
Por meio disto, pode-se notar que, muito embora esse plano apresentado por Biden possa favorecer a situação de muitos residentes ilegais nos Estados Unidos, por hora, não passa de um projeto e ainda não houveram decisões práticas que demonstrem a conclusão dessas soluções apresentadas.
Vale lembrar, a emissão desta ordem do executivo demonstra uma lacuna de comunicação assertiva entre os poderes, demonstrando uma carência que conflita com a decisão constitucional, o que pode não ser bem visto em relação à postura do governo.
Além disso, se validado esse plano, apesar de benéfico para os residentes ilegais nos Estados Unidos, a depender de como será executado, poderá ser uma brecha para exploradores de imigrantes na comunidade americana.
Posto isso, é preciso aguardar os próximos passos de Biden e observar a praticidade e funcionalidade desta proposta, observando todos os vieses e possíveis pontos que serão afetados em decorrência da aprovação.
Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.
Baixe também o nosso aplicativo disponível para Android e iOS.