Skip to content

Entenda as diferenças entre os vistos U e T

Hoje vamos falar novamente sobre vistos americanos, mas com destaque para duas categorias específicas: a U e a T. Diante das dezenas de vistos existentes, talvez você não conheça a finalidade destas duas. Porém, saiba que elas são muito importantes em algumas circunstâncias. 

Assim, primeiramente destacamos que esses dois tipos de vistos abrangem situações graves e bem específicas. Ou seja, não estamos falando de vistos baseados em trabalho ou em estudo, por exemplo. 

Por outro lado, pode haver certa confusão ao diferenciar um do outro. Portanto, continue a leitura e veja a finalidade do visto U e do visto T e, consequentemente, as diferenças entre eles. 

Entendendo o visto U

De forma geral, o visto U é um visto para vítima de crime de violência. Ele abrange, inclusive, violência doméstica, crime sexual e assalto, entre outros. 

Em outras palavras, qualquer pessoa que foi vítima de um crime que resultou em abuso físico ou mental pode ser elegível a esse visto. 

Criado em 2000, o ponto chave do visto U é incentivar as vítimas a denunciarem os crimes e a cooperarem com as autoridades. 

E isso é possível mesmo se elas estiverem em situação irregular dentro dos EUA. Assim, o visto U vai proteger essa vítima e pode ser fundamental para as autoridades capturarem o criminoso. 

Mas preste muita atenção nessa informação. Para ser elegível ao visto U, além de ter sido vítima de um crime, a pessoa precisa estar disposta a cooperar com as autoridades, além de possuir informações sobre o fato. 

Por fim, a vítima precisa apresentar uma certificação de autoridade competente, assinada por uma autoridade policial ou judicial. Isso vai comprovar tanto a existência do fato em si, mas também que o indivíduo está cooperando com as investigações. 

Benefícios do visto U

O visto U traz diversos benefícios para vítimas de crimes violentos dentro dos EUA. Entre os principais, podemos citar: 

  • Permissão de permanência legal: quem recebe o visto U pode ficar legalmente nos EUA. O período para isso é de até 4 anos (ou mais, se houver necessidade de extensão). Durante esse período, o beneficiário não fica sujeito à deportação, desde que cumpra as exigências do status;
  • Autorização de trabalho: a pessoa recebe uma autorização para trabalhar legalmente em qualquer lugar nos EUA. Essa autorização é renovável enquanto o status estiver válido;
  • Caminho para o Green Card: após determinado período, é possível aplicar o visto U para o ajuste de status. Assim, é possível buscar se tornar Residente Permanente Legal;
  • Possibilidade de incluir familiares: dependendo da idade da pessoa, é possível pedir o benefício para certos familiares diretos. Eles também podem receber permissão de trabalho, por exemplo;
  • Acesso a alguns benefícios públicos: dependendo do estado, portadores do visto U podem ter acesso a outros benefícios. Isso inclui programas de apoio para vítimas de violência ou suporte de ONGs.

Porém, há um limite anual de concessões principais do visto U! Se você quer saber mais sobre esse visto, clique aqui e confira um artigo completo.

Entendendo o visto T 

Agora vamos entender como funciona o visto T. Esse visto não é destinado a vítimas de crimes violentos, mas para vítimas de tráfico humano

Para ser elegível a esse visto, a pessoa também vai precisar cooperar com as autoridades. E também apresentar uma certificação assinada por autoridade policial ou judicial. 

Mas é nesse ponto que o visto T gera muitas dúvidas, principalmente por conta de informações desencontradas que estão rodando a internet. 

Por exemplo, o visto T não serve para imigrantes ilegais. Ou seja, que contrataram um coiote, entraram ilegalmente nos EUA e foram “deixados” em um lugar diferente do combinado. 

Assim, reafirmamos que o visto T é para vítimas e não para pessoas que se envolveram com tráfico humano voluntariamente. 

Podemos citar como exemplo de tráfico humano a exploração sexual e o trabalho forçado. De qualquer forma, há uma série de procedimentos e exigências para que seja feita a comprovação dessa situação. 

Assim sendo, o visto T dá acesso a praticamente os mesmos benefícios do visto U, incluindo:

  • Permissão para trabalhar nos EUA;
  • Permanência legal no país;
  • Caminho para o Green Card;
  • Possibilidade de incluir familiares;
  • Acesso a outros benefícios. 

Ainda tem dúvidas sobre os vistos U e T?

Os vistos U e T são relativamente complexos e cheios de detalhes. Aqui apresentamos apenas um panorama geral e resumido sobre eles!

Além disso, quando o assunto é imigração, sempre destacamos que cada caso é único e envolve características específicas. Por isso, é fundamental que seja feita uma análise individual de cada caso. Assim será possível levantar as informações necessárias, que estejam dentro da realidade de cada indivíduo. 

Nesse sentido, o auxílio de um advogado especializado em imigração é primordial. Ele irá saber como abordar e conduzir cada situação, com base nas suas especificidades.

Lembre-se, visto U e visto T abrangem assuntos extremamente sérios e delicados! Caso precise de alguma orientação, seja para você ou para um familiar, tome uma iniciativa hoje mesmo. Marque um apontamento com o Dr. Danilo Brack e não adie o inadiável!  

Veja também:

O que fazer em caso de detenção? Veja algumas dicas!
Caso você esteja em situação irregular nos EUA, saiba que a detenção é uma possibilidade concreta. Com a rígida política de imigração do atual governo, milhões de imigrantes convivem com a incerteza sobre o futuro. 
Imigração e fiança: algo mudou nos últimos meses?
A imigração nos EUA ganhou mais um tema de destaque recentemente: a questão envolvendo a fiança para imigrantes detidos. Esse assunto vem gerando debates intensos.
Entenda o que é o Real ID nos EUA
O Real ID é uma forma padronizada de documento de identificação criada pelo governo dos EUA por meio de uma lei de 2005. Na prática, essa legislação surgiu como uma medida de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001.