Skip to content

Cidadania americana e Green Card: entenda as diferenças

Cidadania Americana ou Green Card, você saberia dizer quais as diferenças de cada um deles? Esse assunto costuma gerar bastante confusão, ainda mais quando abordamos questões envolvendo, por exemplo, os direitos e deveres envolvidos em casa tipo de status.

Além do mais, milhões de pessoas (inclusive brasileiros) possuem o sonho de ir morar legalmente nos EUA. Assim, é preciso entender que ter um Green Card e ser um cidadão americano são coisas diferentes em termos legais.
Para eliminar de vez dúvidas sobre esse assunto, separamos algumas informações úteis.

Entenda o que significa possuir um Green Card e ter a Cidadania Americana. Conheça os direitos, vantagens e limitações impostas em cada situação.

Definição de Cidadania Americana
Na Cidadania Americana, o indivíduo se torna cidadão dos EUA. Ou seja, possui direitos amplos previstos na Constituição do país. Assim, ele pode votar, concorrer a cargos públicos, ter um passaporte americano e é protegido contra a temida deportação.

Aliás, esse é um assunto que desperta preocupação de boa parte dos estrangeiros que decidem morar nos EUA. Nesse caso, a pessoa que obtém a Cidadania Americana está livre desse risco.

Isso porque, independentemente do seu país de origem, ela será tratada como cidadã americana. Ou seja, o tratamento que receberá será igual ao dado a indivíduos nascidos nos EUA. Dessa forma, o governo não pode deportar uma pessoa com esse status, pois isso é contra a Constituição.

Há ainda outras vantagens, como veremos a seguir, incluindo o fato de que o indivíduo possuirá um passaporte americano. Isso facilita na hora de fazer viagens internacionais e oferecer uma proteção diplomática para quem estiver no exterior.

Mas como obter a Cidadania Americana? Ela pode ser obtida por nascimento ou naturalização, levando em conta as seguintes situações:

– Nascidos nos EUA, independentemente da nacionalidade dos pais (nesse caso a cidadania é adquirida automaticamente);
– Nascidos no exterior, mas com um pai ou mãe americanos;
– Com a naturalização, após ter um Green Card. Este, por sua vez, pode ser obtido de algumas formas, inclusive por casamento, trabalho ou investimento.

Definição do Green Card
Já o Green Card consiste em um visto que permite residência permanente nos EUA, por tempo indeterminado. Porém, esse status não é inalterado. Ou seja, a pessoa pode perder esse direito. Além disso, ela não está totalmente livre do risco de deportação. Isso pode ocorrer, por exemplo, se o indivíduo cometer violações graves.

Além do mais, o Green Card possui restrições. Em outras palavras, ele não concede os mesmos direitos do que a Cidadania Americana. Nesse caso, a pessoa não pode se candidatar a cargos públicos e nem votar nas eleições dos EUA, por exemplo.

Em suma, o Green Card é um status de residência permanente, mas não definitivo. Assim, a pessoa tem que ficar atenta para se manter legalizada, respeitando as limitações impostas. No mais, o Green Card dá acesso à inúmeros direitos, como veremos adiante.

E, consequentemente, ter um Green Card pode te ajudar a obter a Cidadania Americana futuramente. Por falar nisso, caso queira saber mais a respeito do assunto, indicamos a leitura de outros artigos aqui do blog:

Visto americano: conheça as principais categorias (aqui, observe melhor os vistos que levam ao Green Card);
Veja os erros que podem fazer o seu Green Card ser negado.

Cidadania Americana ou Green Card?
Então, Cidadania Americana ou Green Card? Ambos envolvem processos complexos e dependem das situações específicas de cada pessoa. Como vimos, o Green Card pode representar um caminho para a posterior obtenção da Cidadania Americana.

Além disso, é preciso ser elegível tanto para a Cidadania Americana como para o Green Card. E isso considerando que existem diversas categorias de vistos de residência permanente. Mas, em termos de direitos, a Cidadania Americana é mais abrangente.

Por outro lado, o Green Card pode ser mais adequado e viável em determinadas ocasiões. Outro ponto importante é que nem todas as pessoas com Green Card conseguem se tornar cidadãs americanas. O processo é longo e os EUA são muito exigentes. Isso pode ser uma barreira para a progressão de status (de residente permanente para cidadão americano).

Direitos, vantagens e responsabilidades
Resumindo tudo o que falamos até agora, separamos um breve resumo sobre os direitos, vantagens e responsabilidades das pessoas com Green Card e Cidadania Americana.

Cidadania Americana
Direitos e vantagens:
– Votação em todas as eleições americanas (federais, estaduais e locais);
– Passaporte americano, que facilita viagens internacionais, sem a necessidade de obter vistos (dependendo do país);
– Proteção diplomática dos EUA quando se encontrar no exterior;
– Acesso a programas de assistência social (desde que cumpra com todos os requisitos) e outros benefícios;
– Possibilidade de trazer familiares para os EUA através de petições de imigração;
– Proteção contra deportação.
Responsabilidades:
– Pagamento de imposto de renda, mesmo que resida fora dos EUA;
– Serviço militar, no caso de homens entre 18 e 25 anos. Nesse caso, eles precisam se registrar no Selective Service e podem ser chamados para servir;
– Além das demais obrigações de qualquer cidadão, como obediência às leis locais.

Green Card
Direitos e vantagens:
– Viver e trabalhar de forma permanente nos EUA;
– Possibilidade de acesso a alguns benefícios públicos, como programas de saúde;
– Direito de sair e voltar dos EUA livremente. Mas isso desde que cumpra com algumas exigências. A pessoa não pode, por exemplo, se ausentar por longos períodos, pois corre o risco de perder o Green Card.
Responsabilidades:
– Pagamento de imposto de renda, caso resida nos EUA;
– Obrigações relacionadas ao processo imigratório. Isso inclui manter o status legal e não cometer violações que possam levar à revogação do visto permanente.

Contrate um advogado especializado!

Para finalizar, uma última dica para quem quer morar nos EUA de forma permanente e obter o Green Card ou a Cidadania Americana. Converse com um advogado especializado de confiança. Isso vale também para quem já mora nos EUA, possui Green Card e quer saber a possiblidade de se tornar um cidadão americano!
Ou ainda para pessoas que estão nesse momento nos EUA, mas que ainda não possuem nem um e nem outro. Assim, buscam assim legalizar de uma vez por todas a sua situação. Então, em qualquer um desses cenários, busque a assistência completa da Brack Law. Contamos com uma equipe de advogados especializados, com ótimos índices de aprovação, que pode te ajudar a realizar seu sonho. Estamos esperando seu contato para uma conversa informal e sem compromisso!

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

Veja também:

Sponsor: saiba o que é e a importância nos processos de imigração
Ao imigrar para os EUA, talvez você precise de um sponsor. Já ouviu falar desse termo? Em suma, o sponsor é uma pessoa que irá assumir a responsabilidade legal e/ou financeira pelo imigrante durante o processo de imigração.
Divórcio antes da emissão do Green Card: quais as consequências?
Uma situação muito comum envolve o casamento entre um estrangeiro e um cidadão americano ou residente permanente dos EUA. Nesse caso, o indivíduo que nasceu em outro país pode solicitar o Green Card com base no casamento. Porém, o que acontece em caso de divórcio antes da emissão do Green Card? 
Veja a importância de um bom planejamento no processo de imigração
Cuidar de todos os detalhes e apostar em um bom planejamento no processo de imigração é essencial. Isso permitirá a você colher bons frutos. Além de trazer inúmeros benefícios, esse processo vai permitir a realização do sonho de morar nos EUA, sem contratempos e empecilhos. 
× Atendimento de Trânsito