Skip to content

Cai-cai: entenda o que significa esse termo quando o assunto é imigração

Ao pesquisar sobre imigração nos EUA, você provavelmente já se deparou com o termo “cai-cai”. Mas o que isso significa e como impacta a vida de imigrantes que tentam entrar ilegalmente nos EUA? No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre esse tema. Nesse sentido, veja o que isso significa e o que representa entrar nos EUA pelo “cai-cai”. Confira também as mudanças recentes em relação a esse assunto.

O que é o cai-cai?
Diariamente, milhares de pessoas tentam entrar nos EUA de maneira ilegal. Elas atravessam a fronteira com o México e “tentando a sorte”. Para não passar por nenhuma fiscalização nas fronteiras, essas pessoas se arriscam, enfrentam verdadeiras maratonas e confiam em indivíduos que não podem garantir nada.
Assim, grande parte desses imigrantes viaja até a fronteira dos EUA com o intuito de entrar no país pelo “cai-cai”. Dessa forma, eles se amparam no chamado “cai-cai”. Acontece que os imigrantes detidos ao entrar de forma ilegal nos EUA serão processados e julgados. E é aí que milhares de imigrantes cruzam a fronteira justamente com o intuito de serem detidos.
Nesse caso, há duas opções: os imigrantes simplesmente se entregam em um posto policial ou são presos antes disso. Em ambos cenários, a ideia é permanecer dentro dos EUA enquanto respondem pelo processo que será aberto. Por isso o uso do termo “cai-cai”, que significa “cair nas mãos das autoridades de imigração”.
Enfim, os imigrantes detidos enfrentarão acusações imigratórias e o processo pode levar a deportação desses indivíduos. Mas, até isso acontecer, o indivíduo pode tentar legalizar sua situação no país ou pedir asilo.
Ao longo dos anos, algumas leis beneficiaram pessoas que tentavam entrar nos EUA pelo “cai-cai”. Porém, em 2024, algumas medidas dificultaram isso (vamos falar mais sobre esse aspecto na sequência).

O que fazer depois de ingressar nos EUA pelo “cai-cai”?
Então, após entrar nos EUA pelo “cai-cai”, há dois cenários possíveis. No primeiro, o imigrante é liberado para responder o processo na condicional. Já na segunda situação, a pessoa fica detida esperando a deportação.
Nos dois casos, a pessoa pode apelar para um juiz para tentar permanecer no país. Além disso, o imigrante que for detido pode apelar ao Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) para a emissão de uma fiança.
Caso seja concedida, ele pode aguardar o processo em liberdade. Mas deverá seguir uma série de regras, como o uso de monitoramento eletrônico. E se o ICE negar a fiança? Nesse caso, há ainda a opção de apelar a um juiz de imigração e solicitar fiança.
O juiz irá avaliar várias questões, incluindo o histórico do imigrante, contatos nos EUA e registros criminais no seu país de origem. Após a soltura do imigrante, ele pode ainda solicitar asilo no EUA. A pessoa pode alegar, por exemplo, perseguição política com risco de morte no seu país.
Só que, no caso de brasileiros, o asilo raramente é aceito, pois o Brasil é um país democrático e que não justificaria um pedido de asilo. De todo modo, quem entrou nos EUA pelo “cai-cai” precisa entrar em contato o quanto antes com um advogado especializado em imigração. Assim, o profissional vai dar início ao processo para tentar a permanência do imigrante nos EUA, legalizando a sua situação.

Fim do “cai-cai”? Entenda nova norma
Entrar nos EUA pelo “cai-cai” está cada vez mais difícil. Em junho deste ano, o presidente Joe Biden anunciou novas medidas para barrar a chegada de imigrantes ilegais vindos através da fronteira com o México.
A principal medida diz respeito aos pedidos de asilo. Como destacamos anteriormente, quem entrava nos EUA de forma irregular poderia pedir asilo. Agora, isso pode ocorrer apenas em situações específicas e casos especiais.
Por exemplo, se a média de imigrantes ilegais que chegam aos EUA pela fronteira com o México atingir 2.500 por dia, não haverá a possibilidade de solicitação de asilo. Mas, se essa média cair para 1.500 por dia, essa regra é temporariamente suspensa. Porém, é comum que mais de 3.000 pessoas tentem entrar ilegalmente nos EUA diariamente!
Segundo o governo, a intenção é diminuir o fluxo de imigrantes para favorecer o sistema utilizado para o gerenciamentos dessas pessoas. Em outras palavras, o objetivo é diminuir o número de novas entradas no sistema. Assim, ele poderá dar conta de todos os pedidos.
Já para as demais pessoas, a deportação poderá ocorrer de forma bem mais rápida (dentro de dias ou horas), segundo a imprensa americana. Assim, os imigrantes ilegais podem ser expulsos tanto para o México como para seus países de origem.
Por isso que essas novas medidas são consideradas por muitos como o “fim do cai-cai”. Além disso, voltando para o início de 2024, em março, a Suprema Corte autorizou o estado do Texas a prender suspeitos de entrarem de forma ilegal nos EUA. Essas pessoas podem ser deportadas. Ou ainda, ficarem presas nos EUA por até 20 anos caso se recusem a voltar para seu país.
Enfim, essas e outras medidas tomadas em 2024, muito por conta da eleição presidencial, estão tornando mais difícil a entrada de imigrantes ilegais nos EUA.

A prática do “cai-cai”, além de ser muito arriscada e colocar em risco a segurança e integridade física das pessoas, está cada vez mais complicada. Ao entrar ilegalmente nos EUA, o indivíduo corre o risco de ser deportado rapidamente. Ou até mesmo pode preso por muitos anos.
De qualquer forma, se você se encontra nos EUA em situação irregular ou tem o sonho de entrar nesse país de forma totalmente legal, vai precisar de um advogado especializado em imigração.
Mas, acima de tudo, terá que contar com pessoas transparentes e de confiança. Assim, a Brack Law pode te ajudar na busca desse sonho, contribuindo para a sua plena legalidade em território americano. Entre em contato conosco e veja como viabilizar concretizar esse objetivo!

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

Veja também:

Sponsor: saiba o que é e a importância nos processos de imigração
Ao imigrar para os EUA, talvez você precise de um sponsor. Já ouviu falar desse termo? Em suma, o sponsor é uma pessoa que irá assumir a responsabilidade legal e/ou financeira pelo imigrante durante o processo de imigração.
Divórcio antes da emissão do Green Card: quais as consequências?
Uma situação muito comum envolve o casamento entre um estrangeiro e um cidadão americano ou residente permanente dos EUA. Nesse caso, o indivíduo que nasceu em outro país pode solicitar o Green Card com base no casamento. Porém, o que acontece em caso de divórcio antes da emissão do Green Card? 
Veja a importância de um bom planejamento no processo de imigração
Cuidar de todos os detalhes e apostar em um bom planejamento no processo de imigração é essencial. Isso permitirá a você colher bons frutos. Além de trazer inúmeros benefícios, esse processo vai permitir a realização do sonho de morar nos EUA, sem contratempos e empecilhos. 
× Atendimento de Trânsito