Nos primeiros meses do governo Trump, percebemos uma enxurrada de notícias e informações a respeito da imigração. E isso se deu por uma série de fatores. Por exemplo, o tema imigratório foi o principal assunto nas últimas campanhas políticas nos EUA.
Além do mais, realmente alguns fatos novos foram surgindo, principalmente envolvendo declarações do presidente. Assim, a cada novo pronunciamento dele (inclusive nas redes sociais), a mídia explorava mais o tema.
Convenhamos que, até aqui, não temos nada de diferente e isso faz parte da rotina de um grande país democrático. Por outro lado, surgiram também notícias falsas e informações desencontradas, muitas delas descontextualizadas.
No meio disso tudo, o grande desafio foi separar o que era verdadeiro e o que era apenas especulação (ou mentira). Bom, mas, após meses de turbulência no assunto imigração, percebemos ultimamente outro movimento: a diminuição no número de notícias sobre operações e prisões do ICE.
Então, o que de fato aconteceu? O ICE está mesmo realizando menos operações? Ou simplesmente o foco da mídia mudou? É sobre isso que vamos falar na sequência. Abaixo, destacamos alguns aspectos mais recentes envolvendo as ações do ICE.
Então, as ações do ICE diminuíram?
Antes de mais nada, destacamos que as ações do ICE não necessariamente diminuíram. Porém, elas podem ter sido redirecionadas para áreas mais específicas.
No início do governo Trump, tínhamos notícias diárias sobre o ICE. Depois, passamos a receber informações mais direcionadas às operações em fazendas e grandes companhias (onde há grande concentração de imigrantes).
Nesse ponto, as notícias de prisões individuais diminuíram, enquanto a cobertura das prisões coletivas aumentou.
Já nas últimas semanas, todas as notícias sobre operações e prisões do ICE ficaram mais escassas. Nesse sentido, tomamos a liberdade, como escritório de advocacia especializado em imigração, para fazer uma breve análise desse fato. Vamos ver algumas considerações:
- Sabemos que a possível redução no número de ações do ICE não está relacionada à falta de orçamento. Isso porque, recentemente, o governo Trump divulgou um novo orçamento para o departamento de segurança. E esse orçamento é recorde;
- Por outro lado, o departamento de segurança nacional dos EUA possui diversas ramificações. Ou seja, não engloba apenas o ICE e a questão imigratória. Ao mesmo tempo, percebemos um aumento nas notícias envolvendo operações contra, por exemplo, o tráfico e abuso de crianças e adolescentes. Em suma, talvez o foco atual do departamento de segurança tenha mudado (ao menos por enquanto).
Levando em conta os pontos citados acima, há ainda outra possibilidade. Trata-se da existência de uma correlação entre operações contra certos crimes e prisões de imigrantes. Em outras palavras, as autoridades dos EUA estariam concentradas em prender imigrantes envolvidos em delitos graves.
Mas, aqui vai um lembrete: tudo isso é um panorama feito pelos profissionais da Bracklaw. Tudo feito de acordo com o que está sendo observado nos últimos meses.
Menos ações individuais e em fazendas?
Seguindo o raciocínio acima, pode realmente ter havido uma redução no número de ações individuais e em fazendas por parte do ICE.
Mesmo assim, não estamos dizendo que os imigrantes ilegais devem ficar mais ou menos tranquilos. As recomendações dadas desde o início do governo Trump seguem valendo! Ou seja, muita cautela e cuidado. E, se estiver em uma situação desfavorável, procure imediatamente o auxílio de um advogado especializado. Assim você poderá evitar maiores problemas no futuro.
De todo modo, não podemos deixar de mencionar a mobilização realizada por diversos setores dos EUA contra as rígidas diretrizes de Trump em relação aos imigrantes.
Isso também pode ter afetado, de alguma forma, o número de ações individuais e/ou em fazendas e grandes companhias.
Por exemplo, em junho de 2025, foram divulgadas muitas notícias que diziam que o governo americano teria suspendido as ações do departamento de imigração em setores cruciais para a economia dos EUA.
Assim, a pressão de empresários desses segmentos e os protestos realizados em várias cidades do país teriam surtido efeito. Afinal, a comoção comunitária foi muito grande! Com isso, o alvo prioritário do ICE passou a ser imigrantes ilegais envolvidos em delitos mais graves e não aqueles sem antecedentes criminais.
Outro aspecto noticiado envolveu a falta de diretrizes específicas nos últimos meses. Dessa forma, o ICE teria reduzido o número de operações, justamente aguardando novas orientações. Todos esses “detalhes” precisam ser levados em conta e podem ter influenciado na diminuição das notícias sobre operações do ICE!
Sempre conte com auxílio profissional
Não importa se as ações do ICE diminuíram ou se o departamento de segurança está direcionando recursos e agentes para outras operações. Se você é imigrante e está indocumentado, precisa procurar auxílio de um advogado imigratório.
O profissional irá analisar todos os aspectos e contextos do seu caso, em busca das melhores alternativas. Aliás, além das notícias falsas, também encontramos na internet muitas informações e promessas irreais sobre a legalização de imigrantes.
Mas, lembre-se de que todos os casos são diferentes. E, dessa forma, apenas com um olhar individualizado será possível afirmar algo e fazer projeções! Então, se tiver alguma dúvida, marque um apontamento com o Dr. Danilo Brack, advogado com vasta experiência em imigração.
Não deixe isso para mais tarde, pois o tempo é fundamental para um futuro mais tranquilo nos EUA!