Hoje vamos esclarecer novamente uma informação que vem sendo alvo de notícias falsas nos últimos meses. Estamos falando sobre a possibilidade de um filho solicitar visto de imigrante para os pais.
Nesse caso, há muita gente compartilhando informações erradas sobre isso. Principalmente agora, quando o tema imigração está em alta. Portanto, neste artigo, vamos explicar se um filho pode pedir para seus pais permanecerem nos EUA legalmente.
Continue a leitura e veja como isso funciona, quem é elegível, quais etapas são necessárias e os cuidados nesse processo.
Quem pode pedir visto para os pais?
Em primeiro lugar, para um filho poder solicitar visto de imigrante para os pais, ele precisa ser cidadão americano. Ou seja, tem que ter passado pelo processo de naturalização ou ter nascido nos EUA.
Assim, apenas o fato de ter residência permanente nos EUA não é suficiente para solicitar o tão sonhado Green Card para os pais.
Além disso, o filho precisa, obrigatoriamente, ter mais de 21 anos. Esse é um requisito fundamental e indiscutível! Em suma, cidadãos americanos que se enquadram nessa categoria podem pedir o Green Card para os pais. E também para outros parentes, incluindo cônjuge, irmãos e filhos de qualquer idade.
Já residentes permanentes só podem solicitar o Green Card para o cônjuge ou para filhos solteiros.
Então, preste atenção sobretudo em uma informação: mesmo que a pessoa seja cidadã americana, não poderá solicitar o visto para os pais antes de atingir 21 anos.
Inclusive, é possível fazer a solicitação no dia do aniversário de 21 anos, o que é algo relativamente comum.
Qual categoria de visto é utilizada?
Vale ressaltar que não há exceções. Ou seja, o filho precisa ter completado 21 anos para poder solicitar o visto para os pais.
Não importa se ele serviu no exército, se é milionário, ou se ocupa um cargo importante no governo, entre outros. O requisito dos 21 anos é um mandamento da imigração!
Dessa forma, se alguém prometer aplicar o visto para os pais sendo que o filho ainda não completou 21 anos, isso é mentira. O que acontece é que esses “profissionais” fazem promessas impossíveis. Assim, eles postergam o caso até o cliente atingir a idade mínima.
Mas de fato só podem entrar com a solicitação quando o filho completar 21 anos. Não há outra alternativa!
Nesse sentido, pais de cidadãos americanos são considerados “imediatos parentes” (Immediate Relatives). Isso é uma grande vantagem, pois essa categoria não está sujeita a quotas anuais de vistos. O que ocorre é o contrário de outras categorias familiares que podem enfrentar longas filas de espera.
Já uma resposta positiva ou negativa vai depender exclusivamente das circunstâncias dos pais. Em outras palavras, se o filho completar 21 anos, pode solicitar o Green Card para os pais. Mas o desfecho da solicitação dependerá da situação dos pais!
Por isso que repetimos constantemente que cada caso é único e precisa de uma avaliação individual por parte de um advogado especializado em imigração.
Passo a passo do processo
Agora que você já sabe quando um filho pode solicitar o visto de imigrante para os pais, vamos entender as etapas do processo:
- Petição do Formulário I-130. O primeiro passo é o filho cidadão americano preencher e enviar o Formulário I-130 para o USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA). Essa petição serve para estabelecer o vínculo familiar entre o cidadão americano e os pais estrangeiros;
- Provar vínculo familiar. É necessário apresentar documentos que comprovem a relação de parentesco. Por exemplo, certidão de nascimento do filho onde constam os nomes dos pais ou outros documentos em casos mais complexos (como no caso de adoção);
- Demonstrar capacidade financeira. O filho precisa também apresentar demonstrar que possui meios financeiros para sustentar os pais, caso necessário;
- Entrevista consular ou ajuste de status. Se o pai ou mãe estiverem fora dos EUA, será necessária uma entrevista no consulado americano do país de origem. Caso o pai ou mãe já esteja legalmente nos EUA, pode ser possível fazer o ajuste de status sem sair do país.
E se os pais estiverem em situação irregular nos EUA?
Esse é um ponto complexo do assunto. Se o pai ou mãe entrou no país de forma ilegal ou ficou além do prazo do visto, a situação pode ficar mais complicada.
Dependendo do caso, pode ser necessário sair do país para fazer o processamento consular. E, em certos casos, aplicar para um waiver (perdão de presença ilegal) para não sofrer um banimento.
Por isso, é altamente recomendável consultar um advogado de imigração experiente se houver qualquer tipo de violação de status ou entrada irregular. Erros nesse momento podem resultar em deportação ou proibição de reentrada!
Pais residentes permanentes podem pedir visto para o filho?
Essa é outra dúvida que precisamos esclarecer. Nesse caso, a recíproca não é verdadeira da mesma forma.
Ou seja, um filho cidadão americano maior de 21 anos pode pedir Green Card para os pais. Mas os pais residentes permanentes não podem pedir Green Card para filhos adultos casados, apenas filhos solteiros.
Além disso, pais residentes permanentes não podem pedir para outros parentes, como irmãos, por exemplo. Somente cidadãos americanos podem fazer petições para irmãos!
Considerações finais
Uma vez aprovado o visto de imigrante, o pai ou mãe se tornam residentes permanentes legais dos EUA. Assim eles podem viver, trabalhar e estudar no país sem restrições de visto.
Após 5 anos de residência permanente, ainda podem aplicar para a naturalização e se tornar cidadãos americanos.
Mas, embora o processo para pais de cidadãos americanos seja um dos mais diretos dentro do sistema de imigração familiar, cada caso é único. Pequenos detalhes, como histórico de imigração anterior, entradas e saídas, histórico criminal ou problemas médicos, podem impactar a elegibilidade.Se você tiver dúvidas e quer saber como as suas circunstâncias podem interferir nessa questão, entre em contato com o Dr. Danilo Brack. Marque um apontamento hoje mesmo!