Skip to content

Saiba o que acontece quando um caso de imigração é reaberto.

Uma das dúvidas comuns quando o assunto é imigração envolve a reabertura de casos. Mas o que acontece quando um caso de imigração é reaberto pelo governo? Esse tema ganhou ainda mais relevância nos últimos meses, visto a política imigratória que vem sendo adotada. 

Além disso, a quantidade de casos que estão sendo reabertos torna tudo isso ainda mais importante. E não apenas para os imigrantes em si, mas para a comunidade em geral. Assim, hoje vamos explicar o que pode acontecer se um caso de imigração que havia sido arquivado volta a ser analisado pelas autoridades. 

Veja ainda as circunstâncias que podem mudar os rumos de um processo. Além disso, entenda porque contar com a ajuda de um advogado especializado em imigração é fundamental nesse caso. 

Reabertura de casos de imigração

Primeiramente, queremos deixar claro que pessoas que tiveram seus casos arquivados podem se deparar com a surpresa da reabertura. Aliás, ultimamente isso está ocorrendo com mais frequência.

Dessa forma, quando um caso é reaberto, ele volta exatamente no ponto em que estava. Ou seja, a pessoa vai ter que apresentar sua defesa, argumentar ou até tentar se opor à essa reabertura. É preciso seguir esses passos mesmo que isso não esteja sendo aceito pelos juízes de imigração. 

Então, diante dessa situação, tenha em mente que você vai precisar agir e ter atenção redobrada. Afinal de contas, o desfecho de um processo reaberto pode ser bastante ruim. 

Porém, como destacamos anteriormente, hoje em dia uma quantidade significativa de processos está sendo reaberta. E isso tem um lado positivo e negativo quando olhamos de maneira mais ampla. 

Pelo lado negativo, podemos citar algo óbvio: se antes a pessoa estava tranquila nos EUA, com a reabertura ela volta a ficar com um sentimento de insegurança em relação ao seu futuro no país. 

Ou seja, alguns medos podem retornar como, por exemplo, o medo real de deportação. O lado positivo é o fato de que quanto mais processos forem reabertos, mais tempo levará para todos serem julgados. Assim, isso seria benéfico para as pessoas que precisam de um pouco mais de tempo. E isso seja para organizar sua defesa ou colocar em ordem outras questões pessoais. 

Processo arquivado x Processo extinto 

Os casos que estão sendo reabertos são aqueles que foram arquivados. Afinal, não há como reabrir processos que foram extintos. Nesse sentido, as autoridades de imigração teriam que abrir um novo processo, começando do zero. E isso acaba sendo muito mais trabalhoso. 

Pensando por esse lado, pode ser preferível adotar uma estratégia de defesa. A prioridade deve ser a tentativa de exterminar um processo ao invés de simplesmente arquivá-lo. Lembre-se, um processo arquivado pode ser desarquivado a qualquer momento! 

Se você está apreensivo a respeito desse tema, é muito importante saber se o eu caso foi extinto ou arquivado. De todo modo, é essencial contar com a ajuda de um advogado especializado. 

Até porque cada caso é único e as circunstâncias são bastante individualizadas. Costumamos ressaltar que, quando o assunto é imigração, nenhum caso é igual a outro! 

O que pode mudar os rumos de um processo de imigração?

Diversas situações podem mudar os rumos de um processo de imigração. Veja algumas delas: 

  • Mudanças na situação pessoal do imigrante: alguns fatos da vida do imigrante podem impactar diretamente. Isso inclui, por exemplo, casamento ou divórcio, mudança de estado ou problemas criminais; 
  • Mudanças na lei ou políticas migratórias: a imigração nos EUA é complexa. Assim, novas ordens executivas, decisões judiciais, entre outros, podem influenciar milhões de processos de imigração;
  • Abertura de novas provas ou fatos no caso: podem surgir evidências novas. Aqui entram, por exemplo, documentos antes indisponíveis, descobrimento de fraude e/ou inconsistências, e assim por diante; 
  • Mudança na elegibilidade do patrocinador: para vistos baseados em família ou emprego, mudanças envolvendo o patrocinador também podem impactar no processo imigratório;
  • Violações de status ou regras de imigração: se a pessoa ultrapassa o tempo autorizado de permanência (overstay), trabalha sem autorização, mente em formulários ou entrevistas, com certeza terá problemas. 

Pensando nisso, seu caso foi reaberto e/ou se você está passando por alguma situação mencionada acima? Nesse caso procure um advogado de confiança hoje mesmo. 

Por que o apoio de um advogado faz tanta diferença?

Contar com a assistência de profissionais responsáveis e experientes pode fazer toda a diferença para seu processo de imigração. Um advogado vai saber, por exemplo, orientá-lo sobre as medidas mais assertivas a serem tomadas após uma reabertura de caso.

Mas, além disso, ele ficará atento sobre outros detalhes, como:

  • Regras e prazos (que são extremamente rigorosos); 
  • Representação em audiências;
  • Avaliação realista das chances de sucesso;
  • Escolha da melhor estratégia de acordo com o panorama imigratório atual;
  • Redução de erros que podem custar caro mais para frente;
  • Apoio emocional, pois lidar com imigração é estressante e ter quem entenda o sistema faz toda diferença.

Se você precisa de uma assistência especializada, entre em contato com a Bracklaw. Não espere e marque um apontamento com o Dr. Danilo Brack, seu advogado brasileiro nos EUA!

Veja também:

O que fazer em caso de detenção? Veja algumas dicas!
Caso você esteja em situação irregular nos EUA, saiba que a detenção é uma possibilidade concreta. Com a rígida política de imigração do atual governo, milhões de imigrantes convivem com a incerteza sobre o futuro. 
Imigração e fiança: algo mudou nos últimos meses?
A imigração nos EUA ganhou mais um tema de destaque recentemente: a questão envolvendo a fiança para imigrantes detidos. Esse assunto vem gerando debates intensos.
Entenda o que é o Real ID nos EUA
O Real ID é uma forma padronizada de documento de identificação criada pelo governo dos EUA por meio de uma lei de 2005. Na prática, essa legislação surgiu como uma medida de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001.