Hoje vamos abordar um assunto que muitas vezes não é muito comentado. Porém, ele faz toda a diferença para milhares de pessoas. Neste artigo, você verá algumas considerações a respeito de doenças crônicas e imigração.
Afinal, ter uma doença crônica pode impedir o Green Card? Acelerar o processo? Ou ainda, existe um visto específico para tratamento médico? Vamos ver essas e outras questões a partir de agora.
Mas, lembre-se, cada caso possui suas próprias especificidades! Nesse sentido, para ter acesso a informações confiáveis sobre a sua situação, o melhor caminho é entrar em contato com advogados especializados.
Diante de qualquer dúvida, converse com os profissionais da Bracklaw. Mas, abaixo, veja um panorama geral sobre doenças crônicas e imigração.
Doenças crônicas podem impedir o Green Card?
A principal dúvida é se doenças crônicas podem impedir a obtenção do Green Card. Nesse caso, temos duas situações que precisam de uma atenção mais aprofundada:
- Doenças crônicas que representam um risco à segurança pública dos EUA;
- Doenças crônicas que exijam tratamento médico longo.
Diante desses dois casos, o Green Card pode ser negado. Lembrando que o pedido de Green Card exige exames médicos e vacinação. Após os exames médicos, dependendo da doença, o governo pode negar o visto de residência permanente.
Um exemplo clássico envolve a presença de doenças contagiosas ou doenças que necessitem tratamentos longos e complexos. Porém, se você ou algum familiar possui uma doença crônica, é fundamental conversar com um advogado especializado em imigração.
Como destacamos anteriormente, cada caso é único e necessita de uma avaliação minuciosa por parte de profissionais da área.
Programa Humanitarian Parole
Você já ouviu falar no Humanitarian Parole? Essa é uma alternativa para imigrantes que possuem alguma doença. Ele é um programa que concede entrada temporária nos EUA. Essa ação se destina a pessoas que não são elegíveis a outros tipos de vistos.
Esse programa é destinado a casos de emergência humanitária. Assim, ele inclui casos graves de saúde. É quando o indivíduo precisa entrar nos EUA para receber tratamento médico especializado.
Porém, o Humanitarian Parole não é um visto. Trata-se de uma autorização temporária para entrada nos EUA e concedida por um determinado período de tempo. Dessa forma, essa autorização deve ser requisitada através de um formulário específico, onde o indivíduo deverá justificar a solicitação.
Vale ressaltar que o Humanitarian Parole não garante, por exemplo, a aprovação de um visto ou de qualquer outro benefício relacionado. Além do mais, os beneficiários não tem permissão para trabalhar ou estudar durante essa autorização. Nesse sentido, ela pode ser revogada a qualquer momento.
Então, é preciso ficar atento, pois esse programa concede apenas uma entrada temporária, possui limitações e restrições. Ele também é útil em outras situações, como perseguição política, desastres naturais ou reunião familiar em casos de emergência.
Para saber mais, não deixe de conversar com um profissional especializado!
Visto para tratamento médico
O visto B-2, conhecido por ser um visto de turista, pode ser aplicado para estrangeiros que desejam viajar para os EUA para tratamento médico.
Porém, há requisitos e qualificações específicas. Primeiramente, o estrangeiro deve viajar exclusivamente para algum tratamento médico nos EUA. Além disso, a estadia é temporária e a pessoa deve ter residência fixa fora do país.
Outros requisitos básicos envolvem ter um passaporte válido e comprovar recursos financeiros para cobrir todas as despesas médicas. Nesse caso, o estrangeiro também tem que mostrar que não irá depender de assistência pública para seu tratamento.
Para isso, o indivíduo pode apresentar um parente próximo como patrocinador. Além do mais, é fundamental apresentar exames médicos, plano de tratamento e estimativa de custos.
É possível obter um Green Card por razões médicas?
Antes de encerrar, queremos esclarecer outra situação. Muitas pessoas perguntam se é possível obter um Green Card apenas por questões médicas. Ou se o processo pode ser acelerado devido a alguma doença.
Vamos ver cada um desses casos. Na primeira situação, não há como solicitar o Green Card apenas por conta de alguma situação médica. O Green Card é um visto de residência permanente onde o imigrante precisa se adequar a diversos requisitos.
Em tese, a presença ou não de uma doença crônica não influencia no processo do Green Card. Caso a pessoa necessite de algum tratamento mais urgente, pode optar pelo visto B-2. Ou, se preferir, pelo programa Humanitarian Parole.
E o processo do Green Card não tem como ser acelerado em razão de uma doença. De toda forma, em caso de doenças crônicas, é muito importante entrar em contato com um advogado especializado. Como destacamos no início deste artigo, cada situação é única e possui suas próprias especificidades.
Um profissional irá coletar detalhes do caso. E a partir de então, ele poderá orientar o indivíduo com informações precisas e atualizadas.
Conclusão sobre o assunto
Nunca é fácil lidar com doenças crônicas e imigração. Algumas situações podem ser complexas. E, diante de algum problema de saúde, a pessoa tende a ficar mais fragilizada e insegura.
Esse é mais um motivo para procurar ajuda especializada. Se tem mais alguma dúvida ou quer um panorama detalhado a respeito do seu caso, entre em contato com os advogados da Bracklaw.
A Bracklaw conta com um time de advogados brasileiros especializados em imigração. Nossa equipe está pronta para analisar todas as características do seu caso. Converse conosco e veja como podemos orientá-lo da melhor forma possível!
No comment yet, add your voice below!