Anualmente, milhares de brasileiros se deslocam até os EUA para trabalhar. Por isso, existem inúmeras categorias de visto de trabalho e cada uma possui características próprias. Isso diz respeito, por exemplo, aos requisitos e validade do visto, que mudam de acordo com a categoria.
Assim, se você tem o sonho de ir morar nos EUA para trabalhar, preste atenção neste artigo. Nesse sentido, tenha em mente duas coisas. A primeira envolve as suas especialidades e experiências, que influenciam na escolha do visto certo para seu caso.
O outro aspecto está ligado ao fato de que os EUA carecem de profissionais qualificados em diversos segmentos. Dessa forma, dependendo da sua área de atuação, pode ficar mais fácil encontrar um posto de trabalho e conseguir o visto.
Dito isto, separamos abaixo os principais tipos de visto de trabalho para os EUA, informações relevantes e requisitos. A partir daí, você poderá fazer uma escolha mais viável e, deste modo, ter mais chances de sucesso!
Visto de trabalho EB (Employment-Based)
Vamos começar com a categoria EB, que é baseada em emprego e oferece opções de vistos que são muito requisitadas por brasileiros. Nesse caso, existem 5 tipos de vistos: EB-1, EB-2, EB-3, EB-4 e EB-5. O grande diferencial do visto EB é que ele leva ao Green Card, ou seja, possibilita a residência permanente nos EUA. Veja um resumo sobre cada classificação desse visto.
Visto EB-1
O visto EB-1 engloba profissionais de áreas específicas que possuem “habilidades extraordinárias” comprovadas. Mas o que isso significa? Em suma, esse visto concede residência permanente a profissionais com altas qualificações em áreas como medicina, engenharia, ciências, educação, entre outras. Porém, o interessado precisa comprovar uma oferta de trabalho nos EUA para conseguir o visto.
Visto EB-2 e EB2-NIW
Aqui temos o visto EB-2 e uma subcategoria dele, o EB2-NIW. O EB-2 também exige especialização em determinadas áreas, além de um histórico profissional relevante. Já o EB2-NIW tem como grande diferencial o fato de que o estrangeiro qualificado não precisa comprovar previamente uma oferta de trabalho. Por outro lado, exige “habilidades extraordinárias” no segmento de atuação.
Visto EB-3
O visto EB-3 pode ser concedido tanto para trabalhos qualificados como para profissionais não-qualificados. Mas exige a comprovação de uma oferta de trabalho. Além disso, no caso de profissionais não-qualificados, o empregador precisa comprovar a falta de mão de obra local, justificando a contratação de um estrangeiro. Assim, o objetivo é que os imigrantes não “tirem” as vagas dos americanos.
Visto EB-4
O visto EB-4 é um visto especial, que envolve áreas e profissionais bem específicos. Por exemplo, ele pode ser destinado a funcionários de organizações governamentais ou membros de igrejas americanas. Porém, também exige a comprovação de uma oferta de emprego por parte do empregador.
Visto EB-5
Temos ainda o visto EB-5, destinado a investidores estrangeiros que desejam investir ao menos US$800 mil nos EUA. Ele vem sendo muito requisitado por empreendedores brasileiros. Bom, esse foi um breve resumo sobre a categoria de visto de trabalho EB.
Se quiser saber mais sobre os vistos que levam ao Green Card e também os que não levam, indicamos a leitura deste outro artigo do nosso blog. Nele, explicamos porque alguns vistos concedem residência permanente nos EUA e outros não. Vale a pena a leitura! Mas, por enquanto, continue por aqui e veja abaixo alguns vistos de trabalho que concedem residência temporária.
Visto H-1B
Esse visto temporário é destinado a profissionais com formação acadêmica ou qualificações específicas para alguns cargos. A validade do visto H-1B está ligada à duração do contrato de trabalho, mas pode ter duração inicial de 3 anos, permitindo renovação, chegando assim a uma validade máxima de 6 anos. As áreas que mais solicitam esse visto são: tecnologia, finanças, engenharia e medicina.
Visto H-2A
O H-2A é um visto específico para trabalhadores agrícolas, concedido principalmente onde há falta de mão de obra qualificada para essa área. Além disso, é destinado apenas para determinados países e o Brasil está na lista. Esse visto tem duração de 1 ano, mas pode ser renovado, permitindo a permanência do trabalhador por até 3 anos.
Visto H-2B
O visto de trabalho para os EUA H-2B também é temporário e com duração inicial de 1 ano, podendo ser renovado até 3 anos. No entanto, ele é específico para trabalhadores não-rurais e de segmentos com falta de mão de obra.
Visto H-3
Já o visto de trabalho H-3 é o visto de trainee ou estagiário. Dessa forma, engloba programas de treinamento em áreas diversificadas, como finanças, comércio, comunicação, entre outras. O tempo máximo de permanência nos EUA com esse visto é de 2 anos. Mas, em programas de treinamento em educação especial, esse limite cai para 18 meses.
Visto L
Envolve a transferência internacional de profissionais na mesma empresa. Por exemplo, se você trabalha no Brasil e precisa ser transferido para uma unidade da mesma empresa nos EUA, pode solicitar esse visto. Há ainda as subcategorias, incluindo a L-1A, L-1B e L-1. O visto L-1A, por exemplo, é destinado a gerentes e executivos, com duração inicial de 3 anos, mas possibilidade de renovação.
Visto O-1
Destinado para profissionais qualificados e com importantes realizações em áreas como ciências, artes, negócios, educação ou até mesmo no âmbito esportivo. Porém, é preciso comprovar tanto a qualificação como as realizações (seja por meio de premiações, reconhecimento internacional, etc.).
Visto P
O visto de trabalho P, com as subcategorias P-1, P-2 e P-3, são destinados para pessoas ou grupos esportivos, artísticos e/ou de entretenimento. Nesse caso, permite, por exemplo, que estrangeiros permaneçam nos EUA por determinado período para participar de competições, torneios, apresentações ou outros projetos.
Visto Q-1
O visto Q-1 é específico para estrangeiros que visam participar de programas de intercâmbio cultural. Assim, tem uma duração mais curta, de, no máximo, 15 meses.
Existem ainda muitas outras categorias de visto de trabalho para os EUA. Se você quer saber mais sobre esse assunto e ver qual o tipo de visto ideal para seu caso, entre em contato com a equipe da Brack Law. Afinal, possuímos uma ampla experiência nesse assunto e iremos avaliar cada aspecto da sua situação.
A Brack Law é referência quando o assunto é imigração e se destaca pela transparência, honestidade e agilidade em processos que visam a imigração legal de brasileiros para os EUA. Então, para dar um passo importante em direção ao sonho de trabalhar em uma empresa americana, converse conosco!
Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.
Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.
No comment yet, add your voice below!