Skip to content

O que significa o termo “cai-cai” e o que fazer se for detido na fronteira

Você sabe o que é o “cai-cai”? Esse termo pode parecer um pouco estranho, mas é muito utilizado para se referir às pessoas que, procurando atravessar a fronteira ilegalmente, são detidas ou se entregam para as autoridades. Mas, aqui te explicaremos mais sobre o sentido deste termo e a importância de ter um bom advogado especialista em imigração nessas horas. 

Independente de qual seja o motivo que leve a entrada nos EUA de forma não legalizada, o indivíduo depois de detido será submetido a um processo de deportação, e por isso a importância de saber como agir e quais ações podem ser tomadas depois disso. Além disso, é muito importante destacar os riscos ao tomar essa decisão de atravessar a fronteira de forma ilegal, incluindo o fato de dificultar futuramente o processo de tirar o visto e inclusive, dificultar qualquer tipo de entrada nos EUA. 

O que fazer caso entre ilegalmente em solo americano?

Caso você esteja na situação de imigrante ilegal nos EUA tendo atravessado a fronteira de forma ilegal, mesmo que esteja detido ou tenha se entregado aos agentes do Departamento de Proteção de Fronteiras (CBP), há dois resultados possíveis. No primeiro caso, você é liberado para responder ao processo em liberdade condicional, no outro, ficará detido aguardando a deportação. 

No segundo caso há a possibilidade de apelar ao Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) para conseguir uma fiança e assim, mediante cumprimento das medidas impostas pela agência, aguardar em liberdade o transcorrer do processo. Mas é preciso destacar que essa deliberação fica totalmente restrita ao oficial de imigração, e também é importante observar que todas as pessoas detidas na tentativa de entrada ilegal nos EUA, tanto as autuadas quanto as liberadas logo em seguida, enfrentarão o processo imigratório. 

Dito isso, essa apelação pode ser feita por parentes do imigrante detido, ou em alguns casos pelo próprio imigrante. Entretanto, é recomendável o auxílio de um advogado nestes casos, a fim de se obter o apoio necessário em todo o curso processual.

É válido destacar que, mesmo que você tenha conseguido atravessar a fronteira sem o visto e seja libera, isso não torna sua permanência legal, então destaca-se novamente a importância da assessoria de um bom advogado de imigração para auxiliar na tentativa de permanecer no país.

Serei deportado automaticamente?

Uma dúvida que muitos possuem a respeito deste tema é se após ser detido ou ter se entregado às autoridades, o imigrante será automaticamente deportado a seu país de origem. A resposta ,neste caso, é não. A deportação depende de inúmeros fatores para que ocorra de fato, como a ficha criminal em seu país de origem, se há algum histórico do imigrante nos EUA, presença de parentes e endereços que este fornecer. 

Outro ponto é a possibilidade, apesar de grande dificuldade de sucesso, é de pedir asilo ao governo americano, Isso porque, para brasileiros esta é uma opção que, embora possível, é extremamente rara de se obter a condição de asilado nos EUA, isso se deve às características do Brasil de ser um país democrático, onde não há claras perseguições políticas ou criminosas, devendo ainda o imigrante provar que esteja sofrendo com as consequências desses fatores. Importante destacar o prazo para ingressar com o pedido de asilo, que é de 1 (um) ano a contar da data de sua detenção.

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para info@bracklaw.com. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.
Baixe também o nosso aplicativo disponível para Android e iOS.

Veja também:

O que fazer em caso de detenção? Veja algumas dicas!
Caso você esteja em situação irregular nos EUA, saiba que a detenção é uma possibilidade concreta. Com a rígida política de imigração do atual governo, milhões de imigrantes convivem com a incerteza sobre o futuro. 
Imigração e fiança: algo mudou nos últimos meses?
A imigração nos EUA ganhou mais um tema de destaque recentemente: a questão envolvendo a fiança para imigrantes detidos. Esse assunto vem gerando debates intensos.
Entenda o que é o Real ID nos EUA
O Real ID é uma forma padronizada de documento de identificação criada pelo governo dos EUA por meio de uma lei de 2005. Na prática, essa legislação surgiu como uma medida de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001.