Skip to content

Afinal, é possível conseguir meu Green Card com base no vínculo familiar?

Essa é uma dúvida que surge em muitos estrangeiros, sejam os que já estejam no território americano como residentes permanentes legais ou os que desejam obter esta condição. Por isso, trouxemos com mais detalhes pontos importantes sobre essa questão, destacando quais os casos em que isso se torna possível e também as condições necessárias para tal.

É possível obter um Green Card com base na relação familiar?

Primeiramente, é preciso responder essa pergunta de forma clara: sim, existe a possibilidade de conseguir um Green Card com base na relação familiar. No entanto, precisa ser observado principalmente qual o nível da relação familiar, para assim verificar a possibilidade de ingressar corretamente com o pedido para este caso.

Nestes casos, os laços familiares são divididos em dois tipos, sendo eles: parentes imediatos e preferência familiar. Na primeira categoria, não há um número limite de vistos concedidos a cada ano, ao contrário da segunda, que está sujeita a um número anual de vistos. As preferências vão da primeira à quarta preferência, indo do F1 ao F4, baseado no nível de relação familiar entre o possuidor do Green Card e daquele que deseja obtê-lo.

Quais membros da família são aptos a obter o Green Card?

Conforme explicado no parágrafo acima, existem duas diferentes categorias. No caso de parentes imediatos, estão incluídos:

  • Cônjuges (mesmo sexo ou sexo oposto) de cidadãos dos EUA;
  • Filhos solteiros menores de 21 anos;
  • Pais (após o filho cidadão dos EUA completar 21 anos);
  • Órfãos adotados no exterior ou nos Estados Unidos.

No caso da preferência familiar, estão incluídos os seguintes parentes:

  • Primeira preferência (F1) – filhos solteiros de cidadãos dos EUA de qualquer idade.
  • Segunda preferência (F2) – cônjuges (mesmo sexo ou sexo oposto), filhos menores, filhos solteiros (com 21 anos ou mais) de residentes permanentes. Filhos divorciados ou viúvos são considerados solteiros também. As crianças com 21 anos ou mais se enquadram em uma subcategoria chamada 2B; eles normalmente esperam mais do que outros parentes de segunda preferência, que estão em uma subcategoria chamada 2A.
  • Terceira preferência (F3) – filhos casados, seus cônjuges e seus filhos menores.
  • Quarta preferência (F4) – irmãos, seus cônjuges e filhos menores. Meio-irmão e meia-irmã, bem como irmãos adotivos.

Qual o procedimento para obter o Green Card nestes casos?

O primeiro passo para obter o Green Card por vínculo familiar é o preenchimento do Formulário I-130, que servirá para comprovar o vínculo familiar entre quem deseja obter o visto e quem está solicitando. Após o preenchimento é obtido um número, considerada a data de prioridade Após aprovado o formulário I-130, poderá ser apresentado um pedido de residência permanente baseado no formulário I-485, Pedido de Registro de Residência Permanente ou Ajuste de Status, procedimento que é uma forma de alterar o status do visto atual (como nos vistos de estudantes, trabalhos temporários e turistas) para o visto com status de residente permanente. Lembrando que no caso do pedido baseado em parentes imediatos não há uma fila de prioridade para que seja entregue o Green Card, sendo portanto mais rápido.

Na maioria das vezes essas dúvidas surgem em pessoas que tem família nos EUA e procuram uma forma de conseguir estar mais próximo. Se esse é o seu caso, não hesite em entrar em contato conosco para obter informações mais detalhadas sobre esse processo.

Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para [email protected]. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.

Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.

Veja também:

10 motivos para contratar um advogado de imigração
Contar com um bom advogado de imigração é muito importante em diversas situações. Esse profissional pode atuar em diversas frentes. Entre elas estão pedidos de Green Card, defesas de deportação,
Por que os empreendedores brasileiros buscam cada vez mais o visto EB-5?
Segundo algumas reportagens recentes, o visto EB-5 vem sendo cada vez mais requisitado. Este é um pedido constante de brasileiros que sonham em morar nos EUA. Com dados atualizados de
Veja os erros que podem fazer o seu Green Card ser negado.
Conseguir o Green Card é o sonho de milhares de brasileiros, pois ele garante residência permanente nos EUA. Além disso, dependendo da sua área de atuação profissional e seus objetivos,
× Atendimento de Trânsito